Jaraguá celebra tradições com Festival Gastronômico de Cozinha Ancestral

Serão dois dias de gastronomia local, artesanato, apresentações musicais e a presença de chefs renomados com pratos típicos da culinária que atravessam o tempo e reafirmam as raízes populares
Foto: Divulgação

Jaraguá será a primeira cidade a receber o Festival Gastronômico de Cozinha Ancestral, que coloca à mesa pratos cujos preparos são transmitidos de geração em geração, temperados com muita história, cultura e identidade.

O evento acontece nos dias 16 e 17 de maio, na Praça do Coreto de Jaraguá e também no Cotec da cidade. O público poderá curtir apresentações musicais e uma praça de alimentação com um cardápio completo de pratos salgados e doces, bebidas e outros alimentos carregados de valor afetivo. Haverá também oficinas com chefs renomados.

O artesanato também estará presente no Festival Gastronômico, reforçando a proposta de valorização daquilo que é produzido com as mãos, de maneira singular, com técnicas passadas de geração em geração.

O Espaço Cozinha Show, montado no Cotec de Jaraguá, traz para o evento chefs renomados e suas técnicas de resgate da cozinha ancestral, com ingredientes locais, preparo tradicional e sabores característicos.

A Cozinha Show acontece no sábado, dia 17. A partir das 14h, Carlos Júnior ministra uma oficina técnica sobre como definir o preço de venda para o segmento de bares e restaurantes. Em seguida, às 15h30, a chef Juliana Barroso realiza uma oficina sobre Cozinha Ancestral na Trempe.

Juliana trará uma aula-show repleta de aromas, histórias e sabores que atravessam o tempo. O jeito de cozinhar da chef já é um resgate ancestral: a trempe consiste em um aro de ferro sustentado por um tripé para apoiar panelas no fogo.

Às 17h será a vez do chef Márcio Zago, que promete uma imersão sensorial ao reinterpretar o João Deitado, uma quitanda feita à base de fubá, mas que ganha ares contemporâneos com creme pâtissier gelado de baru, crocante de coco tostado e flores comestíveis. O público conhecerá os bastidores da criação, os ingredientes nativos e a estética moderna aplicados a um clássico ancestral.

O Festival Gastronômico de Cozinha Ancestral também tem espaço para a música. No dia 16, na Praça do Coreto, a partir das 20h30, haverá show com a banda Rock 62. No dia 17, no mesmo local e horário, se apresenta o cantor Marcos Jardim.

O prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, ressalta que a cidade se orgulha de abrigar um festival que resgata as raízes da cozinha goiana, mas com os olhos voltados para as novidades que surgem graças à criatividade do povo.

Estamos preparados para receber todos de braços abertos. Jaraguá se organiza cada vez mais para estar presente no calendário dos grandes eventos turísticos, culturais e gastronômicos de Goiás. Essa também é uma vocação da nossa cidade”, destaca o prefeito.

O Festival Gastronômico de Cozinha Ancestral é uma realização do Instituto Idheias, em parceria com a Meta e Verso e a Prefeitura de Jaraguá. O evento conta com o patrocínio da Bonfrigo e o apoio financeiro do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Programação:

Dia 16 de maio (sexta-feira)

Praça do Coreto
* 19h às 23h30: Artesanato e praça de alimentação
* 20h30: Show com a banda Rock 62

Dia 17 de maio (sábado)

Cotec de Jaraguá
* 14h: Oficina Técnica com Carlos Júnior – Tema: Como Definir Preço de Venda para o Segmento de Bares e Restaurantes
* 15h30: Oficina Gastronômica com a chef Juliana Barroso – Tema: Cozinha Ancestral na Trempe
* 17h: Oficina Gastronômica com o chef Márcio Zago – Tema: João Deitado – Da Tradição à Criação Contemporânea

Entrada gratuita | Inscrições limitadas

Praça do Coreto
* 19h às 23h30: Artesanato e praça de alimentação
* 20h30: Show com o cantor Marcos Jardim

Deixe um comentário