Governo de Taiwan cria incentivos para reduzir o uso de copos descartáveis

No mês passado, o governo de Taiwan regulamentou uma norma para que restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência reduzam o uso de copos descartáveis, que demoram de 200 a 450 anos para se degradar no ambiente.
A expectativa é que o país consiga economizar em torno de 450 milhões de copos descartáveis por ano, reduzindo em 30% o consumo atual, que é de 1,5 bilhão.
Para isso, o governo sugere que os consumidores levem seus próprios copos de casa, contanto que sejam reutilizáveis ou recicláveis, e que não tenham plástico PVC e metais pesados. Em troca, os estabelecimentos ficam responsáveis por fornecer descontos nas refeições ou um refil da bebida consumida.
Segundo os dados do governo de Taiwan, 16 mil lojas já aderiram à regulamentação, e algumas criaram até um cartão de pontos, que dá direito a uma bebida gratuita quando o cliente completa dez pontos.
Ainda, para orientar a população na hora de escolher qual copo levar, o governo disponibiliza no site do Departamento de Saúde uma tabela com a classificação de plásticos e seus atributos de uso e resistência.
E os estabelecimentos que não beneficiarem os clientes que utilizam o próprio copo podem ser multados pelo governo, em um valor que varia entre R$ 3.200 e R$ 16.400.
E você, levaria seu copo de casa para evitar o desperdício de copos descartáveis?
Fonte: Naturaekos.com.br

Deixe um comentário


Confira também