Governador Marconi é homenageado nas cavalhadas de Corumbá de Goiás

Cavaleiro, João Martins de Queiroz entrega homenagem à Marconi
O governador Marconi Perillo participou do segundo dia da tradicional cavalhada de Corumbá de Goiás. Ao lado do prefeito Emílio de Paiva, Marconi recebeu uma placa com o título de Cavaleiro Honorário das Cavalhadas de Corumbá de Goiás, das mãos do Rei cristão João Martins.
“Essa placa representa o carinho dos cavaleiros das cavalhadas de Corumbá de Goiás. Temos o orgulho muito grande de tê-lo conosco. Esse título foi concedido unanimemente pelos integrantes da Associação das Cavalhadas. O senhor que é, desde 2003, cidadão corumbaense, recebe mais essa homenagem como sinal de nosso carinho, como legítimo herói de nosso hino por essa sua terra adotiva”, disse Martins, em nome dos demais cavaleiros.
As cavalhadas de Corumbá de Goiás começaram em 1752 e permaneceram tradicionalmente por mais de dois séculos. Em 1957 a festa religiosa foi interrompida, e retomada em 1980 como Festa da Padroeira Nossa Senhora da Penha. Marconi frisou que as Cavalhadas são o resgate da memória histórica do povo e garantiu apoio do governo a tradições culturais como essas.
“Essas cavalhadas de Corumbá estão entre as mais antigas do Brasil, existem registros de que seja a mais antiga de Goiás. É uma tradição que movimenta a cidade, a região, que mexe com a alma do povo. Essas movimentações todas é que nos ajudam a construir a nossa história, e eu gosto de preservar a memória do nosso povo e, ao mesmo tempo, ajudar na construção da história. Sempre que posso faço questão de prestigiar tradições como a Congada, as festas religiosas, todas tão importantes no calendário festivo para o nosso Estado”, disse.
Gabinete de Imprensa do Governador

Deixe um comentário


Confira também