Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Gosto de Festa

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Confraternizações, amigo secreto, Natal e Réveillon: são vastas as comemorações que o fim de ano nos reserva. E com elas, mesas fartas com opções saborosas. Ligadas a costumes milenares, as tradicionais ceias são peças-chave nas comemorações e levam ingredientes que variam de acordo com cada lugar do mundo. Para incrementar a sua mesa, a Casa Oliva indica a receita de Porchetta Alla Emilia-Romana e para a sobremesa, o famoso Petit Gatêau de Doce de Leite com Calda de Frutas Vermelhas, do Restaurante Madero. Acompanhe e delicie-se!

PORCHETTA ALLA EMILIA-ROMANA – RESTAURANTE CASA OLIVA

(Foto: João Carlos Fotografia)

Ingredientes:
(15 porções)
01 porchetta
8 ramos de alecrim
02 colheres de sopa de sementes de erva-doce
01 colher de sopa de grãos de pimenta- do-reino preta
5 dentes de alho
02 colheres de sopa de orégano
3 folhas de louro
3 unidades de peperoncino – tipo de pimenta malagueta seca
200ml de suco de limão
200ml de suco de laranja
200ml de óleo de oliva
150ml de vinho branco
350g de pancetta ou bacon defumado
01 cenoura picada em cubinhos
01 cebola picada em cubinhos
02 talos de salsão em cubinhos
300ml de caldo de carne
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:
Coloque as sementes de erva-doce, os grãos de pimenta, o peperoncino, as folhas de louro, o orégano e um pouco de sal em um almofariz até obter um pó homogêneo. Esfregue esse sal temperado nos dois lados da carne, regue com os sucos de limão e laranja, acrescente metade das folhas de alecrim, o alho, metade do azeite, vinagre e deixe marinando na geladeira por, no mínimo, 12 horas.
Retire a porchetta da marinada, cubra a parte interna com as tiras de bacon e o restante do alecrim. Enrole e amarre com tiras de barbante. Coloque em uma assadeira com os legumes e o vinho e cubra com papel alumínio. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por, aproximadamente, 2h30, sempre regando com o caldo da assadeira. Retire o papel alumínio e continue assando até dourar e completar o cozimento da peça.
Remova a assadeira do forno, e coloque a porchetta para descansar. Enquanto isso, prepare o molho. Coloque a assadeira em fogo baixo, agregue o caldo de carne e com uma colher vá soltando os resíduos que estão grudados no fundo da assadeira. Esprema os legumes e os dentes de alho para extrair todo o seu sabor. Após fatiar a porchetta, regue com o molho da própria assadeira coado e sirva logo em seguida.

PETIT-GÂTEAU DE DOCE DE LEITE – MADERO

Ingredientes:
1200g de doce de leite (leite condensado cozido)
400g de manteiga sem sal
240g de açúcar refinado
220g de farinha de trigo
8 ovos inteiros
8 gemas
Manteiga sem sal para untar
Farinha de trigo para untar
15 forminhas de alumínio

Modo de preparo
Com um pincel, unte bem as formas com manteiga e farinha de trigo. Na batedeira, com o batedor para claras em neve, acrescente os ovos e as gemas e bata na velocidade “5” até que aumente o volume. Acrescente o açúcar e continue batendo. Coloque o doce de leite na panela com uma colher e mexa até que desfaça todos os grumos. Acrescente a manteiga em pedaços e leve a panela em banho-maria, mexendo até que a mistura fique lisa e homogênea. Reserve.
Assim que ovos e açúcar dobrarem de volume, baixe a velocidade da batedeira para o “1” e acrescente com cuidado e num movimento contínuo a mistura de doce de leite. Acrescente a farinha de trigo peneirada, uma colher de cada vez, dê uma batidinha na lateral da tigela da batedeira para desprender a farinha e desligue a batedeira. Termine de incorporar a farinha com uma colher ou fuet, com cuidado. Distribua a massa entre as forminhas e leve ao forno.

Calda de Frutas Vermelhas
Ingredientes
500g de morangos congelados
250g de mirtilos congelados
500g de framboesas congeladas
250g de amoras congeladas
150g de açúcar 

Modo de preparo:
Em uma panela, misture a água e o açúcar até que esteja bem dissolvido. Acrescente a casca do limão sem a parte branca. Ligue o fogo e deixe ferver até que a calda fique em ponto de fio. Retire a casca do limão e acrescente o morango congelado e deixe ferver até ficar mole e com o interior quente. Abaixe o fogo e retire o morango da panela e bata no liquidificador até virar uma polpa. Volte a polpa para a panela e deixe ferver. Acrescente o mirtilo, depois as amoras congeladas, e em seguida as framboesas. Misture com muito cuidado para que as frutas não se desfaçam. Deixe ferver e desligue o fogo. Sirva quente sobre sorvete ou sobre o petit gâteau.