Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fotos: Fábhyo Freitas

 

Foiro: Fábhyo Freitas

 

Um prato cheio de delícias da culinária à base de peixe, atrações esportivas, culturais e uma agenda repleta de shows. Tudo isso acontece na orla da praia do Lago Azul, durante o 11º Festival Gastronômico Esportivo e Cultural de São Simão, de 24 a 27 deste mês, no feriadão da Semana Santa. A cidade, uma das estrelas do turismo goiano, a 330 quilômetros da capital, na região Sudoeste, se prepara para a grande festa da gastronomia, um dos eventos mais esperados do ano.

  

Cozinha

Um imenso restaurante montado no quiosque da orla do Lago Azul convida a todos para sentar-se à mesa e degustar as delicias do Festival. O peixe Tilápia  é o ingrediente principal do cardápio, mas há também opções variadas em carnes e petiscos.  O comando está a cargo do Restaurante Nutrisul da empresária Adriana dos Santos, que conta com um time de 120 profissionais num trabalho frenético no preparo dos pratos nos quatro dias do evento. “Esperamos com grande expectativa o Festival. É um evento grandioso e nos desdobramos para atender muito bem o público.  É um trabalho gratificante pelos resultados positivos na economia e pela interação e troca de experiência com profissionais de São Simão e com os experientes chefs de cozinha que repassam seus saberes “, enumera a empresária.

  

Novidades

O talento e esmero das chefs Emiliana Azambuja e Beth Alves ficam evidenciados na elaboração do menu que agrada do mais simples ao mais requintado paladar. As chefs trouxeram para esse ano, novidades que recheiam o cardápio com inspirações na culinária regional e internacional.( veja cardápio). E a festa gastronômica que começa com um jantar na quinta feira vem com o tema  Inspirações de Sabores do Banquete de Goiás. Serão servidos, por exemplo, Frango de molho rústico com açafrão da terra, Escalopinho de lombo com molho de jaboticaba, Guriroba caipira, Lagarto ao molho rústico ferruge,  Tilápia Delícia Lago Azul, Tilápia japa, Filé oriental, Sobrecoxa de frango  japa agridoce, Yakisoba de legumes,  Peixoalhada com vegetais, esse último uma versão da bacalhoada, mas nesse caso, ingrediente principal é a tilápia. E o festival de delícias continua com a Tilápia bem lasanha (lasanha de peixe), Sobrecoxa napolitana, Tilápia Fiorentina, Filé de tilápia ao molho escuro e Risoto piamontese. 

Emiliana Azambuja que participou de todas as edições do Festival  se diz privilegiada. “É um prazer imenso e fico um ano pensando, pesquisando novas possibilidades para levar sempre novidades que venham de encontro ao que público espera. Vamos tematizar o buffet para gerar curiosidade e despertar ainda mais o paladar das pessoas”, acredita Azambuja. Gratificada por ser parceira na cozinha, a chef Beth Alves, se envolve em cada detalhe na elaboração do cardápio. “É o momento de brindar as riquezas da nossa gastronomia num ambiente acolhedor e de belezas naturais de encher os olhos”, diz Beth com entusiasmo.