Festival Gastronômico “Chica Doida” de Quirinópolis

O prato mais famoso de Quirinópolis, a Chica Doida, uma delícia à base de milho verde, será a estrela principal do Festival Gastronômico da cidade que fica na região Sudoeste de Goiás, a 280 quilômetros de Goiânia. O Festival Gastronômico “Chica Doida” de Quirinópolis, promoção da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Superintendência de Cultura, acontece às margens do Lago Sol Poente nos dias 30, 31 de maio e 01 de junho, simultaneamente ao tradicional Arraiá do Povo, festejos juninos que envolvem as escolas do município e a comunidade quirinopolina. Este ano a prefeitura municipal inova agregando o festival com o objetivo de atrair turistas, divulgar as potencialidades, principalmente a culinária típica da cidade.

Chefs de cozinha convidados vão comandar oficinas durante todo o evento ensinando novas receitas para o cardápio junino além da preparação de irresistível pratos para o restaurante do festival. O concurso “A Chica mais Doida” promete movimentar as barracas de comidas representadas pelas escolas que vão concorrer com a sua receita, hoje preparada em várias versões. O objetivo é despertar a comunidade para a importância da valorização e divulgação deste prato a fim de consolidá-lo como referência da gastronomia local.

Ainda na programação, destaque para a Oficina show – “Dona Petronilha e os Segredos da Chica Doida”. Dona Petronilha Ferreira Cabral, 82 anos, responsável pela criação do prato há mais de 50 anos, vai ensinar como preparar uma legítima “Chica Doida” e contar como surgiu a iguaria que já foi servida a ilustres convidados na sua fazenda, como o então governador do Estado, Mauro Borges Teixeira.

Produtos como farinha de milho verde, mandioca, rapadura, melado de cana, queijo, requeijão, doces, biscoitos, ovos e frango caipira e o artesanato local decorativo e de uso doméstico, flores, arranjos, pano de prato, tapetes e ainda bolsas, bijuterias e outros acessórios estarão no Armazém. O espaço reservado exclusivamente para a comercialização dos produtos também vai contar um pouco da história do lugar.

No Festival Gastronômico de Quirinópolis, além da “Chica Doida”, preparada com massa de milho verde, queijo, lingüiça, jiló, pimenta e outros condimentos, no cardápio da comezaina estão as iguarias tradicionais das festas juninas e também novidades da gastronomia contemporânea assinadas por chefs convidados. Os bares, restaurantes, panificadoras, lanchonetes e pamonharias integram o festival. Em cada estabelecimento haverá um banner identificando a participação no evento, com a sugestão do prato “Chica Doida”, a estrela do Festival. A festança será animada com danças típicas e shows artísticos.

Segundo o prefeito Gilmar Alves, Quirinópolis está entre as cidades que mais empregam no estado de Goiás. “Povo que trabalha é povo que merece lazer. O festival vem para consolidar a marca do prato que a família quirinopolina mais aprecia e se orgulha de oferecer aos visitantes”, ressalta o prefeito.

A cidade

Quirinópolis, na região Sudoeste de Goiás, completou 64 anos em janeiro deste ano e tem uma trajetória de sucesso. A cidade é uma das primeiras de Goiás em geração de emprego e renda. As terras férteis e a posição geográfica são fatores que impulsionam o crescimento. As indústrias sucroalcooleiras instaladas no município incrementam ainda mais a economia da região beneficiando todos os segmentos da sociedade.

O Palácio da Cultura Teotônio Vilela, um cartão postal da cidade, tem capacidade para 400 pessoas e é palco constante de festivais, peças de teatro, shows e grandes eventos do circuito nacional. A cidade se insere no roteiro do turismo ecológico com destaque para as cachoeiras como a do Rio São Francisco a 11 quilômetros e a do Rio Preto, distante 18 quilômetros da cidade.

O Lago do Sol Poente, uma referência em opção de lazer abriga constantemente campeonatos de esportes náuticos. Em suas margens foi erguida uma grande estrutura para eventos com palco equipado de camarins, sanitários e quiosques. O local é ponto de encontro da comunidade que tem na sua singeleza a alegria de ser quirinopolina.

Deixe um comentário