Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Externato São José desenvolve projeto cientifico

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
No dia 24 de setembro, das 8h às 17h, o Colégio Externato São José realiza a Feira das Ciências. Trata-se de um projeto cultural-científico que visa propiciar espaço aos alunos das séries 5ª à 9ª para desenvolverem trabalhos nas várias áreas de conhecimento. “Teremos trabalhos de arte, filosofia até projeto de ciências como robótica, biologia e outros”, informa o professor João Leonardo Muniz, coordenador da mostra.
“A feira é um espaço em que os grupos de alunos desenvolvem projetos tanto na área de pesquisa quanto na apresentação do projeto dos experimentos, maquetes etc”, enfatiza ele. O objetivo do evento é reforçar os valores e agregar novos conhecimentos a partir do desenvolvimento de competências como cientifica, responsabilidade pelo produto final e organização, visando a conscientização para atitudes sustentáveis.
O que é mostrado na feira retrata os estudos em sala de aula. “Os professores dão sugestão de temáticas a serem desenvolvidas. Os alunos, em grupos, escolhem a que mais gostam para ser desenvolvida. Os temas não autoritários, apresentamos uma lista de 200. Não importa se a turma do 9º ano, por exemplo, escolhe um assunto sugerido para o 6º ano. Pode pegar, desde que encontre um orientador para ajudar” explica Muniz. .
De acordo com o coordenador da feira há temas sobre água, lixo, sustentabilidade, produção de energia renovável, arquitetura, filosofia etc. Tem a opção também de, se não gostar de nenhum dos sugeridos, escolher outro, por exemplo, do cotidiano. Lembra João Leonardo que os meninos gostam muito da área tecnológica, de mobilidade, porque são assuntos de vivência deles.
Não há premiação. O mérito do reconhecimento acontece com a escolha dos melhores trabalhos apresentados. Os alunos recebem notas pela participação na feira. “Todo ano tem um trabalho de destaque, mas nunca se espera por isso. Este ano, por exemplo, teremos uma parte do Planetário de Goiânia dentro da escola. É um estande que vai dar destaque visual, mas, certamente, algum trabalho de grupo se também se destacará”, diz
Houve uma maior adesão para tarefas sobre experimento de química, reações químicas, de envolvimento em experimentos de mistura de elementos. No dia da feira não haverá aula para os alunos participantes. As turmas da Educação Infantil ao 4º ano terão aulas, mas as usarão para visitação à feira.
A feira foi criada há 19 anos a partir do pressuposto de trabalhar com a competência dos alunos, a oportunidade deles fazerem pesquisas, desenvolver projetos a respeito. A feira é bienal, acontece intercalada com a Feira dos Livros. Estará aberta à visitação dos demais alunos da escola, de alunos de outros colégios, bem como os pais e toda a comunidade.
SERVIÇO:
Evento: Feira das Ciências
Data/Horário: dia 24 de setembro, das 9h às 13h e das 15h às 18h
Preço: entrada franca
Local: Colégio Externato São José, Rua 18, Setor Oeste, telefone 3215-5510