Preparar e tomar uma xícara de café faz parte do dia a dia de muitos brasileiros. No entanto, fazer o tradicional “pretinho” vai além do ato de despejar água quente sobre o pó de café. Para ajudar na tarefa de extrair o máximo em sabor e aroma, aprenda 10 dicas que podem fazer a diferença no resultado
1. Não use água de torneira. Prefira sempre a mineral ou filtrada. Motivo: impurezas, cloro e outras substâncias que podem estar presentes na água são capazes de afetar o sabor e o aroma do café.
2. Esquente a água até começar a borbulhar. Desligue e deixe descansar por 1 minuto.
3. Dobre o filtro Melitta seguindo a dupla costura, coloque no suporte e derrame um fio de água para esquentar os objetos do preparo.
4. Para cada 100 ml de água, use, aproximadamente, uma colher de sopa de pó de café.
5. Distribua o café uniformemente no filtro.
6. Comece pelo centro. Deixe um fio de água cair e vá fazendo círculos com a água até chegar nas extremidades do filtro.
7. Espere alguns segundos até toda a água passar pelo filtro. O ar preso entre as partículas de pó levantará algumas bolhas. Ótimo, assim o café será melhor extraído pela água.
8. Despeje água novamente pelo centro, em círculos, em direção às extremidades do filtro. Apenas não passe de5 minutos, para que a filtragem excessiva não torne seu café amargo.
9. Dispense o açúcar. Ao adoçar a bebida, você mascara características naturais dela, como corpo, aroma e acidez.
10. Passe a bebida no momento em que for tomá-la. Após 20 minutos no bule ou em uma hora na garrafa térmica, o café oxida. Isso faz com que a bebida perca algumas características sensoriais. Caso precise colocar o café na garrafa, a tática é escaldar o recipiente antes. Derrame água fervente no interior dele e depois o esvazie na pia. Dessa forma, quando você despejar o café, ele ficará quente por mais tempo.