Curiosidades da gastronomia chinesa

Bastante apreciada no Brasil, a culinária chinesa tem uma história de mais de 3 mil anos

O brasileiro adora a culinária chinesa. Adaptados ao paladar brasileiro, pratos como Frango Xadrez, Bifum, Macarrão Chop-Suey (ou yakissoba) são consumidos diariamente em todo o País por pessoas que não têm qualquer ligação com a cultura chinesa. Falando em cultura, você sabia que a culinária chinesa tem uma história de mais de 3 mil anos? E que ela é representada por quatro grupos principais, do Norte, Sul, Leste e Oeste do país? Mas que cachorro, gato, cobra e macaco são consumidos apenas como alimentos exóticos – assim como o jacaré é consumido no Brasil, por exemplo – você sabia… Não?

A Lig-Lig, uma das empresas que mais difundem a culinária chinesa no Brasil, tem como intuito não só alimentar os brasileiros com pratos de inspiração chinesa. “Queremos também levar um pouco da cultura da China aos brasileiros”, comenta Thomas Liu, diretor da empresa. Ele conta, por exemplo, que todas as 45 lojas da rede são projetadas com cozinhas envidraçadas, de maneira que os clientes possam visualizar a manipulação e o preparo dos alimentos. “A cozinha chinesa é extremamente variada, farta e, ao contrário do que se pensa, higiênica”, explica. Essa é apenas uma das peculiaridades da culinária do país mais populoso do mundo, mas há muitas outras…

Quatro grupos formam a culinária chinesa, que tem mais de 10 mil pratos distribuídos em 20 ‘cozinhas regionais’ – A culinária chinesa é representada por quatro grupos, basicamente: Beijin (Beijing), que simboliza o Norte; Cantão (Guangdong), o Sul; Xangai (Shangai), o Leste; e Sichuan (Szenchwan), o Oeste. A predominância dos pratos vem do Norte e do Sul. No Norte, os principais alimentos são o talharim, o pão no vapor e bolinhos de carne. Os pratos são mais oleosos, mas os paladares são mais suaves e é freqüente o uso de vinagre e alho. Já a culinária do Sul possui pratos com acompanhamento de arroz e sabores mais adocicados.

Os chineses, ao cozinhar, seguem quatro mandamentos – É isso mesmo: a culinária chinesa precisa, necessariamente, seguir quatro mandamentos: cor, perfume, paladar e apresentação esmerada. É por isso que são usados vários ingredientes num mesmo prato (cores diferentes), temperos e condimentos em profusão – como gengibre, curry, molho shoyu e óleo de gergelim, por exemplo – mas com bastante equilíbrio (o que garante o perfume e o paladar) e com bonita apresentação, de maneira que a refeição agrade o paladar, o olfato e a visão.

Composição dos pratos prima pelas cores – Outra característica interessante é a composição dos pratos. A culinária chinesa baseia-se em preparar desde os mais comuns, consumidos diariamente, até os especiais, com um ingrediente principal – carne, verdura ou massa – e pelo menos dois ingredientes secundários, em cores contrastantes com o item principal. Na Lig-Lig, é fácil reconhecer essa tradição. O Frango Chop-Suey (na foto), por exemplo, leva como ingrediente principal cubinhos de frango. Eles são acompanhados de vegetais selecionados, como brócolis, pimentões verdes e amarelos, broto de bambu e cogumelos. Prestando atenção, o prato é bastante colorido.

A proporção e o equilíbrio fazem a diferença na composição dos pratos – Outra peculiaridade da culinária chinesa é o equilíbrio entre os ingredientes utilizados. Para os chineses, a proporção adequada para um prato que tem como item principal a carne é complementá-lo com 1/3 de vegetais. Ao contrário, quando um prato tem como elemento principal os vegetais, ele deve ser composto também por 1/3 de carne. Esses pratos são acompanhados, de maneira geral, por arroz ou massa. Já as sopas levam 7/10 do volume da tigela de água. Os demais ingredientes – apenas 3/10 do prato – garantem, segundo a tradição chinesa, o valor nutricional adequado. Com inspiração nessa tradição, na Lig-Lig são famosos os pratos que harmonizam carnes variadas com vegetais e massa. Também é comum picar os alimentos em pequenos pedaços, para facilitar o uso dos rashis (palitos) na hora de comer. Bons exemplos são o Lombo Agridoce (pedaços de lombo empanados, envolvidos em molho agridoce e acompanhados por cebola, pimentões verdes e vermelhos e abacaxi fresco) e o Macarrão Chop-Suey (ou Yakissoba, que leva macarrão frito, carne bovina e de frango, acelga, brócolis, couve-flor, cenoura, broto de bambu e cogumelos).

Não é comum servir pratos exóticos – Engana-se quem teme chegar à China e se deparar com pratos à base de cachorro, gato, cobra e macaco. É o mesmo que dizer que quem vem ao Brasil só encontrará carne de jacaré, capivara e javali. O que ocorre é que tais pratos são exóticos – e todos os países têm os seus. Historicamente, esses costumes surgiram porque a China é um país de dimensões continentais e com a maior população do mundo. Desde os tempos antigos, muitas pessoas moram no deserto ou em regiões remotas, tendo de se adaptar ao que a natureza oferece para sobreviver. Daí vem o consumo de determinados animais.

A inspiração da culinária chinesa na Lig-Lig

Thomas Liu – um dos fundadores da Lig-Lig e seu diretor geral – é filho de chineses. A história deste empreendedor é interessante: Liu é analista de sistemas e sempre trabalhou em fábricas. Dois irmãos e um amigo, ao voltarem dos EUA, em 1992, propuseram sociedade num negócio que era sucesso na América, o delivery de comida chinesa. O sucesso da Lig-Lig foi grande que, em 1994, os sócios possuíam dez lojas. A partir do crescimento da rede, Liu naturalmente foi assumindo a direção do negócio, comprou a parte de seus sócios e hoje tem 42 lojas, sendo três delas próprias e as demais franqueadas.

Ele comenta que a culinária da Lig-Lig é bastante inspirada na comida chinesa, apesar de não ser igual porque o brasileiro tem costumes e opta por ingredientes diferentes. “Os pratos servidos em qualquer fast-food de origem chinesa no Brasil passaram por adaptações. Mas, procuramos usar condimentos e demais ingredientes que, se não são fiéis ao paladar chinês, são bem parecidos e agradam os brasileiros”, resume.

Campeões de pedidos, o Rolinho Primavera (crocante massa frita recheada com carne bovina desfiada, cenoura, repolho e cebolinha) e o Macarrão Chop-Suey (Yakissoba) têm em sua composição os elementos básicos da culinária chinesa: carne e vegetais, com massa presente na receita. O toque chinês é complementado pelo molho agridoce, no caso do Rolinho, e do molho shoyu, no Macarrão Chop-Suey, ambos bastante presentes nas mesas de toda a China.

Sobre a Lig-Lig

A Lig-Lig está presente em São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Pará, Bahia e Distrito Federal. A empresa opera mais de 40 lojas pelo sistema de franquias, tendo três unidades próprias e as demais franqueadas.

Com variedade de pratos, qualidade e bom atendimento, a Lig-Lig deixou de ser uma empresa que trabalhava apenas com delivery de comida chinesa para implantar em suas lojas um salão para consumo dos pratos no local. A iniciativa foi um sucesso entre o público, que agora pode consumir as delícias da cozinha de inspiração chinesa tanto em casa ou no trabalho quanto na própria loja.

Conheça o Cardápio completo da Lig-Lig:

Entradas

Rolinho Primavera (massa crocante recheada com carne bovina desfiada, cenoura, repolho e cebolinha, acompanha molho agridoce)

Rolinho de Queijo (massa crocante recheada com queijo prato derretido, acompanha molho agridoce)

Rolinho de Frango com Catupiry (massa crocante recheada com frango desfiado e queijo Catupiry, acompanha molho agridoce)

Pastelzinho Meia-Lua (massa frita ou ao vapor recheada com carne bovina, acompanha molho tradicional)

Camarão Empanado (porção com dois camarões de tamanho grande, envolvidos em massa leve e fritos, acompanha molho agridoce)

Peixes e Camarão

Filé de Peixe ou Camarão Chop-Suey (pedaços de filé de peixe branco acompanhados de broto de feijão, pimentões verdes e vermelhos, cebola, broto de bambu e cogumelos)

Peixe ao Molho de Gengibre (pedaços de filé de peixe branco com molho de tomates, gengibre, alho e pimentão vermelho, levemente picante. Também é chamado de Peixe Apimentado)

Camarão ao Molho de Gengibre (camarões pequenos com molho de tomates, cogumelos, gengibre, alho e pimentões vermelho e verde, levemente picante. Também é chamado de Camarão Apimentado)

Filé de Peixe Empanado (pedaços de filé de peixe branco envolvidos em massa leve, acompanha molho agridoce)

Carne bovina

Filé Fatiado (carne bovina fatiada combinada com brócolis, pimentões vermelhos e verdes, broto de bambu e cogumelos)

Filé em Tiras (carne bovina em tiras combinada com broto de feijão, pimentões vermelhos e verdes, cebola e cogumelos)

Filé ao Molho Curry (carne bovina em tiras combinada com cebolas ao curry, levemente picante)

Filé Chop-Suey (carne bovina em tiras combinada com repolho, pimentões vermelhos e verdes, cebola, broto de bambu e cogumelos)

Filé em Tiras Especial (carne bovina marinada em especiarias importadas da China, combinada com cebolas fatiadas)

Filé Lig-Lig (carne bovina em tiras ao molho shoyu e batatas fritas)

Massas

Macarrão Chop-Suey (Yakissoba, macarrão frito acompanhado de carne bovina, frango, acelga, brócolis, couve-flor, cenoura, broto de bambu e cogumelos)

Macarrão Chop-Suey Especial (macarrão frito acompanhado de carne bovina, frango, acelga, brócolis, couve-flor, cenoura, broto de bambu, cogumelos, baby-corn/mini-milho e camarões)

Macarrão Chop-Suey Vegetariano (macarrão frito acompanhado de acelga, brócolis, couve-flor, cenoura, broto de bambu e cogumelos)

Macarrão com Camarão (macarrão frito acompanhado de camarões acelga, brócolis, couve-flor, cenoura, broto de bambu e cogumelos)

Frango e Lombo Suíno

Frango Xadrez (tenros cubinhos de carne de frango acompanhados por pimentões vermelhos e verdes, cebolas e amendoim)

Frango Chop-Suey (tenros cubinhos de carne de frango acompanhados por brócolis, broto de bambu, pimentões vermelhos e verdes, cebola e cogumelos)

Frango ao Molho Curry (tenros cubinhos de carne de frango acompanhados por cebolas ao curry, levemente picante)

Frango ao Molho de Gengibre (coxa e sobrecoxa de frango desossadas, delicadamente empanadas, cobertas com cebolinha picada, acompanha molho de gengibre)

Frango ou Lombo Fritos (tenros cubinhos de carne de frango ou lombo suíno temperados suavemente, fritos e cobertos por cebolinha)

Frango ou Lombo Empanados (tenros cubinhos de carne de frango ou lombo suíno envolvidos em massa leve, acompanhada molho agridoce)

Frango ou Lombo Agridoce (tenros cubinhos de carne de frango ou lombo suíno empanados, envolvidos em molho agridoce e acompanhados por cebola, pimentões vermelhos e verdes e abacaxi fresco)

Frango com Laranja (frango envolvido em calda de laranja)

Diversos

Arroz Chop-Suey (Yakimeshi, o típico arroz chinês com apresuntado, ovos mexidos, cenoura e cebolinha)

Arroz Branco (típico arroz chinês)

Arroz Chow-Fan OU Chow-Fan Especial (risoto chinês preparado com arroz, frango picado, ovos mexidos e cenoura. Se preferir Chow-Fan Especial, acrescentam-se camarões)

Lig-Lig Salada Especial (alface crespa, pepino, cenoura, kani-kama, batata palha e macarrão de feijão transparente, acompanha molho especial)

Batata Mandarim (batatas fritas levemente temperadas com alho e cebolinha)

Família Feliz (carne bovina, frango, camarão, baby corn / mini-milho, brócolis, couve-flor, acelga, cenoura, broto de bambu e cogumelos)

Bifum ou Bifum ao Curry (macarrão de arroz com tiras de lombo, ovos mexidos, pimentões vermelhos e verdes, cebola, broto de bambu e cogumelos, pode ou não ser condimentado com curry, que atribui ao prato um sabor levemente picante)

Bifum com Camarão (macarrão de arroz com camarões, ovos mexidos, pimentões vermelhos e verdes, cebola, broto de bambu e cogumelos, pode ou não ser condimentado com curry, que atribui ao prato um sabor levemente picante)

Chop-Suey de Legumes (broto de feijão, broto de bambu, repolho, pimentões vermelhos e verdes, cebola e cogumelos)

Tempurá de Legumes (legumes selecionados envolvidos em massa fina)

Tempurá de Camarão (combinado de camarão com legumes envolvido em massa fina)

Pratos Infantis

Lig-Lig Kids 1, com o Macarrão Kids (macarrão com pedaços de carne bovina)

Lig-Lig Kids 2, com seis unidades de nuggets de frango e uma porção de batatas fritas

Sobremesas

Frutas Carameladas (banana, maçã ou abacaxi envolvidos em massa leve e caramelados)

Rolinho de Banana (Massa crocante recheada com banana e canela, polvilhada com açúcar)

Banana Imperial (banana envolvida em massa leve, caramelada e recheada com chocolate meio-amargo)

Combinados

Na Lig-Lig, é possível combinar dois pratos em um único pedido, sendo meia porção de carne ou legumes com uma porção de arroz (como exemplo, Frango Xadrez e Arroz Chop-Suey ou Filé Fatiado com Arroz Branco).

Deixe um comentário