Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Chá da tarde com sotaque francês

Gougère, Bolo de Frutas Secas e Mil Folhas de Chocolate são sugestões da Chef Paula Stephan para deixar esse momento especial
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Para quem gosta de inovar na hora de ir para cozinha, a Chef Paula Stephan selecionou três receitas com sotaque francês, além de impressionar, são fáceis de fazer e vão deixar o lanche da tarde muito mais gostoso.
Para quem quer impressionar, a chef substituiu nosso tradicional pão de queijo pelo Gougère, um pãozinho francês super leve que pode ser saboreado com manteiga, pastinhas e geleias.
Outra sugestão diferente é o Bolo de Frutas Secas, que além de levar as farinhas de amêndoas e integral, harmoniza a doçura das uvas passas e dos figos secos com a crocância das nozes pecan.
Para quem quer uma opção mais sofisticada, Paula indica um Mil Folhas de Chocolate com Calda de Morango que intercala camadas de massa folhada e creme de chocolate com azedinho da calda de morangos frescos.

Confira as sugestões:

Fotos: Divulgação

GOUGÈRE (PÃO DE QUEIJO FRANCÊS)

Ingredientes:

200 ml de água ou leite

100 g de farinha de trigo

50 g de manteiga

2 a 3 ovos

2 colheres de sopa de queijo meia cura ralado

1 pitada de sal

Preparo:

Aqueça o leite com a manteiga e coloque uma pitada de sal. Assim que aquecer bem, adicione a farinha despejando de uma vez só. Mexa bem até secar, por cerca de 4 minutos. Retire da panela e aguarde esfriar um pouco. Adicione os ovos, 1 a 1 incorporando bem. Acrescente o queijo. Coloque a massa em um saco de confeiteiro. Faça bolinhas com a massa sobre um tapete de silicone colocado em forma e asse por 30 minutos no forno a 170º C com a porta semi aberta. Sirva a seguir.

BOLO DE FRUTAS SECAS

Ingredientes:

150 g de farinha de trigo integral

100 g de farinha de amêndoas

200 g de açúcar mascavo

30 g de uvas passas

30 g de figos secos

30 g de nozes pecan

1 xícara de óleo de girassol ou de coco

1 xícara de leite integral ou vegetal

2 ovos

1 colher de sopa de fermento em pó

10 gotas de essência de panetone (opcional)

Preparo:

Bata os ovos com açúcar. Em seguida, adicione o leite e o óleo. Com um fouet adicione e misture as farinhas. Junte as frutas secas, (antes passe-as na farinha de trigo) e a essência de panetone. Por último agregue o fermento. Unte uma forma com manteiga e enfarinhe. Despeje a massa e asse em forno 180º C por 30 minutos.

MIL FOLHAS DE CHOCOLATE COM CALDA DE MORANGO

Ingredientes:

1 pacote de massa folhada

150 g de chocolate meio amargo

100 g de creme de leite fresco quente

150 g de creme de leite fresco gelado

4 colheres de açúcar demerara ou comum

1 caixa de morangos

Preparo:

Corte a massa folhada em retângulos e coloque em uma assadeira com tapete de silicone. Coloque outro tapete de silicone sobre a massa e outra assadeira por cima para fazer peso para que a massa folhada fique bem fininha. Asse por 25 minutos em forno 180º C. Aqueça 100 g de creme de leite fresco e despeje sobre o chocolate mexendo até o total derretimento do chocolate. Em seguida, adicione aos poucos o creme de leite gelado. Misture e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas. Retire e bata na batedeira em velocidade média até ter uma boa consistência. Cuidado para não bater demais e virar manteiga. Leve em uma panela os morangos com 4 colheres de açúcar demerara. Deixe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos. Se houver necessidade, coloque um pouquinho de água. Montagem: coloque um retângulo de massa folhada. Com ajuda de um saco de confeiteiro e bico cubra com o creme. Coloque outra massa folhada e cubra novamente com a ganache, finalizando com mais uma massa folhada. As mil folhas tem 3 camadas de massa folhada e duas de recheio. Sirva com a calda de morangos.

Chef Paula Stephan