Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Cabelos brancos, charme e genética

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Muitos homens acham charmoso ter cabelos brancos, mas as mulheres preferem escondê-los pintando as madeixas. Afinal, qual é o segredo para o aparecimento de fios brancos no couro cabeludo? Há quem diga que é a idade, a preocupação, o charme ou uma tendência. Qual é a reposta certa?
De acordo com a dermatologista Karen Lutfi, “os cabelos brancos ou canície, é a descoloração adquirida dos cabelos, ou seja, é perda do pigmento dos cabelos”. Isso acontece devido à falta de formação de melanina, responsável pela cor dos melanócitos, que são as células formadoras da matriz dos cabelos.
A época do aparecimento da canície varia individualmente. “Às vezes, por caráter hereditário dominante – há famílias em que o aparecimento dos cabelos brancos é precoce, enquanto em outras eles surgem a partir dos 40 anos de idade”, explica a dermatologista.
Ainda não há comprovação científica de que o stress acelere o aparecimento de cabelos brancos. Porém, alguns médicos acreditam que algumas formas de cabelo grisalho têm relação com fatores nutricionais e podem ser revertidas pela mudança dos hábitos alimentares. “Uma boa alimentação é aquela com proteínas e vitaminas, para manter sempre saudável a formação do cabelo e favorecer o metabolismo normal da melanina”, ensina Karen.