Azeites brasileiros conquistam premiação internacional

O azeite Sabiá, marca criada em Santo Antônio do Pinhal, ficou entre os melhores do mundo no concurso Evooleum
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Produção no lagar da Fazenda Serra dos Tapes

Com o frescor e o sabor como principais características, os azeites brasileiros de oliva estão conquistando importantes prêmios internacionais e começam a disputar espaço nas prateleiras de supermercados e empórios pelo país, superando em qualidade muitos rótulos europeus.

Como exemplo desse movimento crescente, a versão suave do azeite Potenza e o monovarietal Pecora Nera Koroneiki, produzidos na Fazenda Serra dos Tapes, localizada no município gaúcho de Canguçu, receberam medalha de ouro no Concurso Mundial de Azeites de Nova York, um dos mais prestigiados do mundo, realizado em maio deste ano. A linha Potenza, inclusive, acaba de chegar ao varejo físico de empórios e grandes redes de supermercados de Porto Alegre e São Paulo.

No mesmo mês, o azeite Milonga, produzido em Triunfo (RS), foi considerado o melhor do hemisfério Sul no EVO IOOC Italy 2022, concurso fundado em 2016 que só avalia amostras de fabricantes capazes de garantir a rastreabilidade do ingrediente.

Em abril, o Sabiá, produzido em Santo Antônio do Pinhal (SP), ficou entre os melhores do mundo no concurso Evooleum, organizado há 20 anos na Espanha. Extraído dos cultivos da Serra da Mantiqueira, o produto foi o único de fora da Europa a figurar no Top 10 da lista. A marca já acumula mais de 40 títulos internacionais.

Azeites brasileiros:  Potenza Frutado e Potenza Intenso

Fazenda Serra dos Tapes, localizada no município de Canguçu (RS), acaba de iniciar a venda dos Azeites de Oliva Extravirgem Potenza Frutado e Potenza Intenso no varejo físico. Inicialmente a linha será comercializada em empórios e grandes redes de supermercados de São Paulo e Porto Alegre. Até o final deste ano, a meta é que os azeites Potenza estejam à venda em outras importantes cidades de todo o país.

Elaborados por Cláudia Santos, Sommelier de Azeites e Mestra de Lagar da Fazenda Serra dos Tapes, os blends Potenza Frutado e Potenza Intenso chegam ao mercado com o objetivo de facilitar o entendimento e o acesso do público ao verdadeiro azeite de oliva extravirgem. Para isso, a especialista criou uma referência de consumo dos produtos similar ao do vinho: a versão frutada harmoniza com alimentos que combinam com vinhos brancos e espumantes. Já o blend intenso é ideal para ser consumido com pratos que acompanham os vinhos tintos.

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Cláudia Santos, sommelier de azeites e mestra de lagar da Fazenda Serra dos Tapes

Potenza foi a palavra escolhida para reforçar a transição do paladar do consumidor brasileiro, que acostumado a consumir azeites de safras antigas e consequentemente sem intensidade, passa a conhecer a potência dos azeites jovens e extravirgens, produzidos no ano. Essa mudança tem os blends frutados e intensos como protagonistas.

“Com a comercialização dos Azeites de Oliva Extravirgem Potenza Frutado e Potenza Intenso no varejo físico, vamos oferecer aos consumidores um produto de alta qualidade e com ótimo custo-benefício, acelerando a iniciação dos consumidores no mundo dos azeites. Muito embora o Brasil seja o segundo maior importador de azeites do mundo, ainda temos um consumo per capita por ano muito baixo, de cerca de 170 mililitros. Em vários países da Europa, o consumo por pessoa chega a 20 litros anualmente. E como 98% do azeite consumido no país é importado, existe uma excelente oportunidade para expandirmos fortemente a venda dos nossos produtos no mercado nacional”, pontua Cláudia.

A produção de azeites na Fazenda Serra dos Tapes ocorre no período de colheita dos frutos, no arco temporal da colheita no hemisfério sul, do fim de fevereiro ao fim de abril. Em 2031, a empresa pretende atingir um volume anual de 145 mil litros de azeite, alcançando um faturamento de R$ 15 milhões.

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