Além da barreira do som

  • Felix embarcando na capsula (Foto: Red Bull Content Pool)
No último domingo, ao saltar na estratosfera, o austríaco Felix Baumgartner tornou-se o primeiro ser humano a superar a barreira do som em queda livre, protegido apenas por um traje pressurizado. Apoiado pelo projeto Red Bull Stratos, o aventureiro quebrou ainda o recorde de voo de balão tripulado mais alto e salto realizado de maior altura.
A distância vertical percorrida por Baumgartner em queda livre foi de 36.529m e ele permaneceu 4min19s em queda livre, ficando a apenas 17s de quebrar mais um recorde, que assim permanece nas mãos do comandante em solo da missão Red Bull Stratos, o ex-astronauta americano Joe Kittinger, que realizou a façanha em 1960.
Todos os recordes foram verificados e autenticados pela FAI, a Federação Aeronáutica Internacional, que regula as principais competições de esportes aéreos no mundo.
A decolagem foi de Roswell (EUA) e a aterrisagem, no Novo México. O período decorrido entre uma etapa e outra foi de aproximadamente duas horas. A cápsula, içada pelo maior balão já utilizado para voo humano, com mais de 180m de altura, pousou a cerca de 80km de distância do local onde Felix tocou a terra, também no Novo México.

Deixe um comentário