O Alata Sorvetes, novo conceito em sorveteria que o chef Ian Baiocchi inaugura em breve, em Goiânia, contará com um dos maiores murais de arte urbana em estabelecimento privado do Centro-Oeste. Assinada pelos artistas internacionalmente reconhecidos do Bicicleta Sem Freio, o desenho tem 138 metros quadrados, sendo 23 metros de largura e 6 de altura. A inspiração tem como foco o conceito de sorveteria urbana contemporânea, reunindo elementos e referências da fauna e flora da região. “A estrutura traz duas personagens interagindo com o universo do sorvete e do cerrado”, explica a dupla de ilustradores Douglas Pereira e Renato Reno.
Ao longo do processo de pintura, que durou mais de 10 dias, foram utilizados mais de 70 litros de tinta acrílica à base de água e 19 cores distintas para compor a arte. Entre os pássaros típicos desenhados estão a Seriema, o Canário da Terra e o João de Barro, este último ainda faz uma alusão da sua casa com uma bola de sorvete. Entre os frutos, estão representados o pequi, o araticum, a manga, o cacau, o café, o caju, a flor de maracujá. O destaque fica por conta do baru, que surge sendo oferecido por mãos ‘generosas’, como conceituam. O nome da sorveteria, inclusive, presta uma homenagem à castanha de baru, assumidamente o ingrediente preferido de Ian. Alata é o último nome de Dipteryx Alata, nome científico do baru.
“Os princípios do Alata são os mesmos do Bicicleta Sem Freio. São ideais que brincam com os sonhos sem medo de testar e misturar coisas novas para criar um visual único e sabores marcantes”, concordam os artistas e o chef. Com a proposta de trazer o sabor original do sorvete, com ingredientes naturais, orgânicos, livres de qualquer processo industrializado, inclusive com opções veganas e sem lactose, a Alata Sorvetes abre suas portas em breve, no Setor Marista.