20ª Caminhada Ecológica

Lancamento da 20ª caminlhada Ecologica Foto:Eduardo Ferreira
Mais uma Caminhada Ecológica foi lançada na noite de ontem. A vigésima edição do evento começou com um jantar no Palácio das Esmeraldas, capitaneado pelo secretário de Meio Ambiente de Goiás, Leonardo Vilela, que este ano vai acompanhar a caminhada a partir da cidade de Goiás. Os 27 caminhantes saíram às 5h30 de hoje do Portal Shopping e vão chegar a Aruanã neste sábado, dia 23. Coordenado pela Organização Jaime Câmara (OJC), a Caminhada Ecológica conta tradicionalmente com o apoio do Estado. A parceria, no entanto, foi reforçada neste ano através de inúmeras atividades realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o que inclui ainda a participação do titular da pasta, Leonardo Vilela.
Esta é a primeira vez em que um secretário de Estado se une ao grupo para percorrer mais de 200 quilômetros em defesa do meio ambiente. ‘’Será um prazer muito grande me unir a esses atletas, que têm todo um espírito de preservação, e participar dessa iniciativa que talvez seja o evento do meio ambiente mais importante do Estado”, observa Leonardo Vilela, ao destacar que o grupo de atletas representa a luta pela preservação ambiental.
“Essa caminhada é emblemática no sentido da necessidade da preservação da biodiversidade do Cerrado, dos recursos hídricos. Eles já contribuíram muito para melhorar a consciência da população”, ressalta. Segundo o secretário, se hoje a região do Araguaia está em uma situação melhor é sinal que a Caminhada Ecológica ajudou na divulgação de campanhas como as de preservação e uso racional da água.
Presente na solenidade de lançamento do evento, o presidente da OJC, Jaime Câmara Júnior, lembrou que a Caminhada Ecológica foi iniciada há 20 anos como uma campanha de recuperação do Rio Araguaia que, naquela época, passava por um período crítico. “Mesmo o apoio e o incentivo que a equipe recebe já é um sinal de que o nosso objetivo foi alcançado”, considera.
Ação
A Semarh vai promover atividades ambientais em todos os municípios por onde a caminhada passar. Na cidade de Goiás, Faina, Araguapaz e Aruanã serão distribuídas quatro mil mudas de árvores nativas do Cerrado para reflorestamento de áreas degradadas e matas ciliares. Uma equipe da Semarh também vai realizar junto à população desses municípios um trabalho de educação ambiental.
A Caminhada Ecológica será encerrada no sábado, dia 23, em Aruanã, com a divulgação dos números da Operação Araguaia 2011, que neste ano bateu o recorde de apreensões de pescado irregular, equipamentos de pesca predatória, armas de caça e animais silvestres caçados.

Deixe um comentário


Confira também