Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Uma doce viagem pela história, com a praia como cartão-postal

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Gostinho de chocolate, som relaxante do mar e uma ampla visão da história. Definitivamente, esse destino vai mexer com seus sentidos. A apenas 5 km de Vitória, Vila Velha (ES) surpreende e fascina os visitantes graças a uma combinação ímpar entre cultura, praia, natureza e aventura, com uma atração capaz de adoçar ainda mais a viagem.
O antigo município capixaba, fundado em 1535, preserva 32 km de litoral paradisíaco. São praias para todos os estilos. A Praia da Costa é a mais frequentada e muito procurada pelos moradores da capital capixaba nos fins de semana. Por lá encontramos, dependendo da maré, ondas fracas e esportistas no calçadão e na ciclovia.
Sua continuação é a Praia de Itapoã, bem mais agitada e indicada para esportes náuticos. Já Itaparica é propícia para os adeptos do surfe. Os surfistas mais calejados rumam para a Praia do Jucu, pequeno balneário e antiga vila de pescadores a 15 km do centro, sede de competições de nível nacional. Vale a pena também apreciar o Morro do Moreno, que exibe imponentes 274 metros de altura, com local para pesca e rampa para voo livre em torno da riqueza natural da Mata Atlântica.
No quesito história, destaque para o Convento da Penha, uma das mais belas construções do antigo Brasil colonial. Construído sobre um rochedo a 154 metros de altitude, permite avistar do alto a cidade, Vitória e alguns municípios vizinhos. Em seu acervo está a tela de Nossa Senhora das Alegrias, pintura a óleo tida como a mais antiga existente em solo americano. Também vale a visita à Igreja Nossa Senhora do Rosário (edificada em 1573), ao Museu Ferroviário e ao Museu Homero Massena (com objetos pessoais do pintor mineiro radicado no Espírito Santo), além do Sítio Histórico da Prainha.
Compras e sabores
O roteiro fica mais atraente no Polo de Moda Glória, maior centro comercial do estado, com aproximadamente 900 lojas de bijuterias, bolsas, cintos, jeans e últimos lançamentos em tecidos. Mas é na fábrica da Garoto que a tentação se torna inevitável. Por apenas R$ 10 e com agendamento prévio, é possível conhecer todo o processo de produção de chocolates e degustar os bombons feitos no dia, com direito a visita ao Centro de Documentação e Memória da indústria.

Depois desse banho de sabor e conhecimento, renove as energias no Quality Suites Vila Velha (diárias a partir de R$ 296 mais 13% de taxas nas férias). A tarifa vale para duas pessoas e inclui café da manhã, livre acesso à piscina, à sauna e ao fitness center. O empreendimento, administrado pela Atlantica Hotels, fica na Praia da Costa e tem suas acomodações de frente para o mar, com espaçosas sacadas. Está a cinco minutos do Convento da Penha e dista quatro quilômetros da Fábrica da Garoto.