A cidade de Barcelona, na Espanha, encanta cada vez mais os turistas e por diversos fatores, seja por conta do clima agradável, da noite movimentada ou pela riqueza arquitetônica. A cidade catalã aparece entre os dez principais destinos do mundo, de acordo com a pesquisa Mastercard Global Destination Index 2013.
Os cartões postais de Barcelona são marcantes, tais obras e monumentos são frutos da criatividade e inspiração de artistas contemporâneos, como Antoni Gaudí, Luis Domenech i Montaner e, mais recentemente, arquitetos como Enric Miralles ou Fermín Vázquez. Para uma viagem rica em aprendizado e recheada de boas recordações, é importante conhecer a história do local e seu contexto histórico. Um roteiro bem elaborado é imprescindível para que a tarefa seja realizada de maneira a se tornar inesquecível.
Museu Nacional de Arte da Cataluña
Localizado dentro do Palácio Nacional de Barcelona, o museu se destaca por sua coleção de arte Românica, considerada uma das mais completas do mundo. A atual composição do MNAC, inaugurado em 1990, se deu pela junção dos museus de Arte Moderna e do antigo Museu de Arte da Cataluña. Em 2006, o lugar já abrigava cerca de 250 mil obras. Além de exposições temporárias e itinerantes, o Museu Nacional realiza também outras atividades, como estudos, conservação e restauro de obras de arte. Um destino certo para os amantes da arte.
Mercado dos Encantos
O mercado popular mais antigo da Espanha, datado do século XIII, acaba de receber novas instalações. Localizado na Praça das Glórias, próximo ao Teatro Nacional, o novo Mercado conta com 247 lojas. O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura Fermín Vázquez Arquitetos. Caminhando entre as barracas, o visitante encontra móveis, discos de vinil, filmes, livros, entre outros itens. O projeto arquitetônico do Mercado dos Encantos se destaca por uma rampa contínua, que se concilia com as diferentes alturas da rua, dando ao mercado a aparência de uma grande praça coberta. A cobertura formada por chapas de aço na cor dourada é polida como um espelho, refletindo a luz que recebe para o interior do Mercado.
Camp Nou
Indiscutivelmente, o futebol é a grande paixão popular mundial, ainda mais em centros que contemplam verdadeiros esquadrões, como o Barcelona de Messi, Iniesta e do brasileiro Neymar. O estádio do time catalão, o Camp Nou, tem capacidade para cerca de 100 mil torcedores. A visita, no entanto, não deve se limitar apenas às partidas do time azul-grená. O museu do Barcelona traz referências à rica história do clube e aos craques do passado, como os brasileiros Ronaldo, Romário e Rivaldo.
Torre Agbar
É impossível caminhar por Barcelona e não notar um dos mais conhecidos prédios da cidade. Com 142 metros, a Torre Agbar é referência em arquitetura e design, sendo o terceiro prédio mais alto da cidade. Com projeto assinado pelos arquitetos Jean Nouvel e Fermín Vázquez, a Torre foi desenvolvida em formato cilíndrico. Com a superfície à base de concreto, vidro e placas de alumínio colorido, o layout possibilita uma transposição de cores durante o dia e uma iluminação eletrônica durante a noite.
Sagrada Família
Localizada no centro de Barcelona, a famosa obra de Antoni Galdi começou a ser construída em 1882. No entanto, o projeto inicial era assinado pelo também arquiteto catalão Francisco Del Villar e, somente em 1883 passou a ser incorporado por Galdí. Com o tempo, o monumento tornou-se símbolo da cidade, sendo anualmente visitado por milhões de pessoas. Após a morte de Galdí em 1926, outros arquitetos continuaram trabalhando no desenvolvimento da obra, que tem a conclusão prevista para o ano de 2026, centenário de morte de Gaudí. Em 2005, a fachada principal e a cripta da Sagrada Família foram consideradas pela Unesco como Patrimônio Mundial.
Fotos: Divulgação/Rafael Vargas