Música em Trancoso entra definitivamente para o calendário turístico da região

Anfiteatro de arquitetura arrojada, integrado à deslumbrante paisagem do canyon
De fama nacional e internacional, pela beleza de seu litoral e o charme de seu núcleo urbano, a paradisíaca Trancoso, no sul da Bahia, ganha um novo atrativo turístico: um anfiteatro de arquitetura arrojada, integrado à deslumbrante paisagem do canyon, com capacidade final para 2.200 pessoas e que será inaugurado com concertos a céu aberto, gratuitos, de música erudita e popular do festival internacional de Música em Trancoso 2013, de 23 de fevereiro a 2 de março. O projeto do anfiteatro, idealizado pelo arquiteto luxemburguês François Valentiny, já está sendo considerado um marco na região.
Opção de destino para o turista que aprecia a boa música e gosta de conciliar cultura e lazer, em seus roteiros de viagem, o anfiteatro funcionará também como Centro Cultural, nos meses de baixa temporada. Festivais de música, mostras de cinema e teatro, e atividades socioeducativas voltadas à comunidade compõem a principal programação do novo espaço. Paralelamente, a região oferece várias alternativas de passeio e prática de esportes, como golfe, que terá inclusive um torneio para várias modalidades, especialmente programado para o período do festival.
O Música em Trancoso 2013 tem tudo para ser uma atração imperdível: serão oito dias gratuitos de muita música, emoção e encantamento, com concertos de música erudita, apresentações de jazz, bossa nova e jam session, que começam sempre ao por do sol, momento de rara beleza no litoral da região. No palco, prestigiados solistas da Europa e Estados Unidos se apresentarão ao lado da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, regida por Cláudio Cruz, e da Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba), conduzida pelo maestro Ricardo Castro, instituições reconhecidas internacionalmente.
Em um espaço com acústica perfeita, o visitante terá a oportunidade de apreciar de perto as performances de renomados músicos internacionais, como Walter Küssner (viola), Rüdiger Liebermann (violino), Benoit Fromanger (flauta), David Gazarov Trio (Jazz), Martin Snell (barítono) e Kathrin Hildebrandt (soprano). Cesar Camargo Mariano virá ao País especialmente para comandar, mais uma vez, as noites dedicadas à bossa nova e jam session.
Sustentabilidade, cultura, educação e turismo
Com a inauguração de um anfiteatro definitivo, o Música em Trancoso confirma a sustentabilidade de seu projeto e consolida um dos seus principais objetivos: estimular o uso responsável das belezas naturais da região como fonte geradora de desenvolvimento socioeconômico. Tem ainda como meta ser um polo gerador de emprego e negócios, nos meses de baixo movimento turístico, contribuindo, por meio de atividades artísticas, para o desenvolvimento sustentável em Trancoso e região de Porto Seguro – proposta que ganha novo impulso com a inauguração do Centro Cultural. Com forte foco socioeducativo, desenvolve ações gratuitas, que visam despertar o interesse pela música clássica entre alunos da rede pública de ensino da região e contribuir para o aperfeiçoamento técnico de estudantes de música em todo o País.
Em 2012, o festival Música em Trancoso superou todas as expectativas. Um público estimado em sete mil pessoas, entre integrantes da comunidade e visitantes, assistiu aos oito dias de concertos em um anfiteatro montado junto às falésias, então com capacidade para 800 lugares. Os ingressos se esgotaram rapidamente. Com duas plateias superpostas e construído em duas etapas, o anfiteatro terá disponível 1.100 lugares para o festival (a segunda e última etapa será concluída em setembro de 2013). A expectativa é reunir 10 mil pessoas, um crescimento de público de 53%.
Reservas de ingresso podem ser feitas pelo site www.musicaemtrancoso.org.br ou pelo telefone (73) 3668-1487/ 2177.

Deixe um comentário


Confira também