Holanda oferece opções diversificadas para comemorar o fim do ano

O Natal e a véspera de Ano Novo na Holanda são muito comemorados, assim como no Brasil. Nessa época, o país é normalmente coberto por uma espessa camada de neve, e as ruas estão decoradas com árvores de Natal e milhares de luzes, o clima é praticamente cinematográfico. As pessoas se reúnem com seus entes queridos, mas não antes de parar em um dos muitos oliebollenkramen instalados em diversas esquinas durante esta época do ano. Essas barracas coloridas vendem uma variedade de alimentos fritos tradicionais e sazonais, como o Oliebollen – bolinhos de massa bem fritos, cravejados de uvas passas e groselha, e adoçados com uma generosa camada de açúcar de confeiteiro. É tradição servir essa iguaria com café ou champagne nessa época do ano.
Confira algumas das comemorações de fim de ano na Holanda:
Sinterklaas: Seu aniversário é comemorado no dia 5 de dezembro, quando as pessoas trocam presentes, incluindo pequenos divertidos poemas sobre ocasiões do ano passado. As crianças cantam canções entusiasmadas para Sinterklaas até ouvirem uma batida à porta, que indica que os presentes chegaram. Quem tiver se comportado bem, ganha uma sacola cheia de presentes e os desobedientes serão disciplinados.
Esculturas de gelo em Zwolle: De 7 de dezembro a 26 de janeiro, dezenas de artistas holandeses e internacionais criarão esculturas de gelo na Praça Rodetorenplein em Zwolle, mostrando sua interpretação pessoal dos contos de Grimm. Serão usados 250 mil quilos de gelo e 250 mil quilos de neve para representar as histórias de Chapeuzinho Vermelho, Gato de Botas, Cinderela e Rumpelstiltskin, criando o maior festival de esculturas de gelo da Europa.
Tour de bonde de Natal: O tradicional tour festivo acontece no dia 22 de dezembro (domingo) e percorre as partes mais belas de Amsterdã, passando pelo Estádio Olímpico e Amsterdamse Bos, até o centro histórico de Amstelveen. Durante o passeio é possível desfrutar de glühwein (vinho quente) para esquentar, entre outras surpresas festivas que serão servidas.
Amsterdam Light Festival: De 28 de dezembro a 19 de janeiro, os melhores artistas de iluminação iluminam aos canais da cidade com suas impressões artísticas. Toda noite é possível ver belos trabalhos ao longo do Rio Amstel ou os antigos canais no centro da cidade.
Patinação no gelo em Leidsplein: De 15 novembro a 5 janeiro, a praça terá uma pista de patinação no gelo, que fica aberta diariamente. Para aqueles que não têm patins, é possível alugar por lá. Além da pista de patinação, há luzes festivas, um pequeno mercado de Natal e típicas guloseimas holandesas para horas de diversão no inverno.

Deixe um comentário


Confira também