De ícone à problema

Robert de Vico não pode fazer nada além de rir da ironia: um anúncio da década de 1920 sobre casas em seu bairro, Hollywoodland, prometia aos compradores uma área “livre de ruas movimentadas, congestionamentos e fumaça da metrópole”, marcada por um painel gigante no alto de uma montanha.

Hoje, o painel de Hollywood é o ponto mais famoso de Los Angeles e fica logo acima da rua de De Vico, que oferece uma das melhores vistas da área. “Posso levar até 40 minutos para sair da minha garagem. E se eu tiver uma emergência com meu filho?”, questionou o produtor, que comprou sua casa 12 anos atrás. “É como viver na Times Square.”

Permitindo uma vista perfeita do icônico painel, esse bairro tranquilo de Los Angeles sempre atraiu turistas em busca de uma foto perfeita ou até mesmo querendo escalar o painel de Hollywood. Isso não era um problema até cerca de dois anos atrás, quando carros dotados de GPS e mapas na internet começaram a dar instruções para chegar ao painel, permitindo aos turistas guiarem-se facilmente pelo labirinto de ruas estreitas e becos sem saída do bairro.

Agora, dezenas de turistas chegam a Hollywoodland diariamente com seus carros alugados e ônibus de excursão, causando transtornos que vão do barulho ao bloqueio de ruas.

(Foto: Divulgação)

Letreiro de Hollywood, objeto ícone do distrito mais famoso de Los Angeles

A lacônica mensagem pintada recentemente em um terreno – “Turistas vão embora” – dá o tom do sentimento de muitos residentes da área. “Esse bairro não foi contruído para isso”, disse Sarajane Schwartz, presidente da associação Hollywoodland Homeowners. “Estamos chegando ao limite.”

Os criadores do painel, instalado em 1923, não poderiam imaginar que as enormes letras que soletram Hollywood se transformariam, décadas depois, em um símbolo não só da cidade, mas de milhares de sonhos de fama e fortuna. O letreiro foi concebido pelo Hollywoodland Real Estate Group como um enorme outdoor para seu empreendimento de casas de alto padrão – o letreiro original tinha o nome completo do bairro. Em 1949, a câmara de comércio de Hollywood restaurou o anúncio, mas retirou a última sílaba.

Tim Eggers, guia turístico da empresa Star City Tours que costuma levar turistas em sua van até a rua de De Vico, disse ser frequentemente hostilizado por moradores do local. “Esse é um marco internacional. Eles (os moradores) deveriam ter pensado nisso antes de comprar suas casas”, disse. “Meu trabalho é fazer com que os turistas tenham a melhor visão do letreiro.”

Os turistas permanecem indiferentes ao conflito, acreditando que os moradores já estão acostumados com a situação. A maioria disse estar disposta a permanecer no local apenas o tempo suficiente para tirar uma foto, sem incomodar ninguém.

Os moradores do bairro não conseguem concordar quanto à melhor forma de lidar com o problema. Parte deles quer que os órgãos oficiais da cidade direcionem as pessoas para fora do bairro, em direção ao Griffith Park, que também permite a visão do letreiro e pode acomodar carros e visitantes.

Outros defendem que, sendo impossível impedir os turistas de entrarem no bairro, eles deveriam ser direcionados para um local com menos impacto: um terreno próximo ao lago Hollywood, com espaço suficiente para carros.

Tom LaBonge, representante da câmara municipal, disse que a questão está sendo avaliada com cuidado. “Estamos fazendo o máximo possível para atender às solicitações dos moradores, mas essa é nossa torre Eiffel”, declarou.

Deixe um comentário