VII Festival Brasilia de Cultura Popular

  • Foto: Festival Brasilia de Cultura Popular
Em sua 7ª Edição, o Festival Brasília de Cultura Popular, apresentado pelo grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro chega para comemorar o nascimento do filho do Sol e da Terra, o Calango Voador, e mostra ao seu povo e ao país a verdadeira vocação de Brasília, a de uma cidade nascida para a invenção e a utopia, guardiã da diversidade cultural brasileira. Neste ano, a cerimônia de abertura – A Chegada do Calango Voador- conta com presença do Governo do Distrito Federal num ato simbólico de entrega da chave da cidade para os artistas locais.
A Chegada do Calango Voador é um espetáculo feito com bonecos gigantes para receber aquele que é símbolo do mito brasiliense, o calango. O boneco de 12 metros feito de arame e tecido, em 2011, chega cheio de luz. Este foi construído pelo próprio grupo realizador do festejo a partir da técnica da Lanterna Chinesa, trazidas por Paulo Nazareno, bonequeiro do Rio Grande do Sul. E receberá da mãos do governo local o poder da cidade para os 3 dias de festejo na Funarte. A abertura está marcada para às 23h da sexta-feira.
No decorrer da semana, a Funarte recebe em seus gramados e teatro grandes atrações da cultura popular brasileira e internacional. A cantora e bailarina africana Fanta Konaté é uma das convidadas para ministrar oficinas de uma das danças mais representativas da arte tradicional Malinkê, da região do Hamaná, nas savanas da Guiné, onde surgiram o tambor Djembê e a música dos Griots.
Outra atração que merece destaque é o encontro de mulheres coquistas, a roda reúne as pernambucanas Aurinha do Coco, Ana Lúcia do Coco do Amaro Branco e a representante brasiliense do ritmo Martinha do Coco. As divas sobem no palco para fechar a noite de sábado com chave de ouro. Além do grupo anfitrião, Brasília está bem representada no festejo com o Mestre Teodoro e seu Tambor de Crioula; com a Orquestra Marafreboi, o grupo Grito de Liberdade; Mestre Badia Medeiros e o Mamulengo Presepada de Chico Simões. O festejo se finda no domingo com a rabeca de Siba, muito bem acompanhado por sua Fuloresta.
A sétima edição do Festival Brasília de Cultura Popular conta com a co-realização da Secretaria de Cultura do DF; apoio da Petrobrás e do edital de ocupação da Funarte.

VII Festival Brasilia de Cultura Popular
Onde: No complexo Cultural da Funarte
Quando: 03 a 09 de Outubro
Informações: (61) 8210 4819 e 81141520
Na programação acesse o linkhttp://www.seuestrelo.art.br/programacao

Deixe um comentário