Veja a programação do Festival do Futuro na posse de Lula

Os shows acontecerão em dois palcos montados na Esplanada dos Ministérios
A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, receberá o Festival do Futuro ( Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Festival do Futuro, festa popular da posse do presidente Lula, terá uma programação extensa e diversa, que começará às 10h, na Esplanada dos Ministérios, e chegará até a madrugada.

Os shows serão realizados nos palcos Elza Soares e Gal Costa, montados especialmente para este momento. As apresentações culturais serão realizadas em dois horários: das 10h às 13h e recomeçando às 18h30. Durante a tarde, o público poderá acompanhar a transmissão da posse oficial em telões instalados na área do festival.

Nos telões, obras visuais de artista contemporâneos de todas as regiões do nosso país serão exibidas nos intervalos das apresentações.

O festival será aberto por um cortejo popular. Ao longo de 60 minutos, o cortejo irá apresentar um panorama das culturas populares e tradicionais brasileiras em múltiplas manifestações, como o toré, o bumba meu boi, o afoxé, maracatus, fanfarras, violeiros, grupos de capoeira, samba rural, blocos de frevo, blocos de Carnaval, blocos Afros, povos originários, povos de matrizes africanas e fazedores de culturas populares.

Também haverá um espetáculo especial para mostrar a arte e a música do Distrito Federal. “Brasília, Capital de Todos os Ritmos” trará repertório variado, com ritmos diversos e canções representativas de expressões culturais do nosso país. A isso se somam algumas canções latino-americanas marcantes, pois, nas palavras dos organizadores, “celebrar a posse do nosso Presidente é o desejo de povos de todo o nosso continente”.

Aqui dois espaços merecem destaque: o “Kombinando Culturas”, criado para representar as diversas expressões culturais das cidades que compõem o Distrito Federal; e o “Som na Rural”, que propõe uma reflexão sobre a forma de ocupação dos grandes espaços urbanos de forma prática, poética e universal através da música. Ali, acontecerão apresentações de artistas brasilienses e de outros estados em formatos e ritmos diversos por meio da música e da poesia.

Uma feira gastronômica oferecerá comida ao público do festival. Com curadoria da chef Renata Carvalho, haverá pratos típicos da culinária popular brasileira.

A feira gastronômica será montada no gramado central da Esplanada e terá como estrutura uma tenda de 8 mil m² ao centro, com mesas e cadeiras para 6 mil pessoas. Ao redor dela, 40 stands de alimentação e 15 de bebidas e drinks, além de 10 food trucks, que oferecerão comida inspirada nas tradições culinárias de norte a sul do Brasil.

Confira os horários dos shows do Festival do Futuro:

  • 10h – Cortejo de Manifestações Populares
  • 11h (Palco Elza Soares) – Show “Brasília de Todos os Ritmos”
    Direção Geral: Dorival Brandão
    Direção Musical: Alê Capone e Adriano Rocha
  • 12h30 (Palco Gal Costa) – Show Kleber Lucas convida Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, Mn Mc e Sarah Renata
  • 15h50 (Palco Gal Costa) – Show Juliano Maderada e Banda
  • 18h30 (Palco Elza Soares) – Show “Futuro Ancestral”
    Participações: Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood, Salgadinho e Gog
  • 19h40 (Palco Gal Costa) – Show “Outra Vez Cantar”
    Direção Musical: Daniel Ganjaman
    Participações: Alessandra Leão, Chico César e Geraldo Azevedo, Fernanda Takai,
    Francisco El Hombre e Luê, Flor Gil, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e Thalma de Freitas
  • 20h55 (Palco Elza Soares) – Show “Amanã Vai Ser Outro Dia”
    Direção Musical: Itamar Assiere
    Participações: Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogeria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e Delacruz
  • 22h50 (Palco Gal Costa) – Show Baianasystem convida Margareth Menezes
  • 00h10 (Palco Elza Soares) – Show Gaby Amarantos convida Aíla, Kâe Guajajara E Jaloo
  • 01h10 (Palco Gal Costa) – Show Duda Beat convida Almerio, Doralyce, Luedji Luna e Zé Ibarra
  • 02h10 (Palco Elza Soares) – Show Pabllo Vittar convida Lukinhas e Urias
  • 03h10 (Palco Gal Costa) – Valesca Popozuda convida Mc Marks E Mc Rahell

Deixe um comentário


Confira também