Neste sábado (02), a turnê Viola Cabocla: a História da Viola Cantada e Contada estreia em Goiânia, na Oficina Cultural Geppetto, durante a Galhofada. O musical também passa por Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Crixás, Caturaí e Aragoiânia. Com realização do Grupo Caboclinho, o evento conta com entrada gratuita.
Segundo a diretora do espetáculo, Maria Cristina, a montagem foi um “desafio prazeroso”. “Os versos escritos por Nilton Rodrigues, para contar a história da viola, desde suas origens obscuras, passando por Portugal, até chegar ao Brasil, são muito ricos em imagens. Então, na encenação, procurei representar esse universo imagético dos versos”, comenta.
Na opinião de Nilton Rodrigues, “por se tratar de um tema de muita ressonância na alma do goiano, a circulação deste espetáculo é de suma importância para a reafirmação de nossa identidade cultural, não somente neste momento de retomada, mas em qualquer época ou circunstância”.
A iniciativa está entre os 36 projetos contemplados pelo programa E+ Cultura, da Equatorial Goiás, que já soma R$ 10 milhões em patrocínios somente em 2023 no Estado, via Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes.