A Turnê: Danças e Marchas pelas Ruas de Goiás apresenta uma seleção de obras composta e tocadas no interior de Goiás no final do século 19 e início do século 20. Este repertório já foi executado nas cidades históricas de Jaraguá, Corumbá, Pirenópolis neste mês, e fecha a participação na Cidade de Goiás no sábado (22/10), encerrando com dois concertos especiais na Cidade do Porto e Lisboa, Portugal.
Apesar da grande maioria do repertório musical produzido em Goiás ter se perdido, existem pelo menos seis acervos no estado contendo os manuscritos. Um dos mais importantes é o do Maestro Balthasar de Freitas, um músico, compositor e multi-instrumentalista que viveu em Jaraguá no final do século 19 e início do 20, herdeiro de um acervo contendo mais de quinhentas composições, entre músicas sacras e obras para banda de música, que se encontra depositado no Laboratório de Musicologia “Braz de Pina”, da Universidade Federal de Goiás.
Nesta turnê o Grupo Goiânia Brass, formado por professores universitários (UFG-IFG), músicos da Orquestra Sinfônica de Goiânia e da banda do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, apresenta músicas que podem fornecer ao público sinais sobre a vida sociocultural das cidades históricas goianas. O repertório apresentado revela os ambientes por onde a música circulava como era sua apropriação e quais significados eram atribuídos à música.
O repertório é formado por dobrados, polcas, quadrilhas, valsas e tangos, adaptados para quinteto de metais com percussão, pelo musicólogo Dr. Marshal Gaioso Pinto. A realização dos concertos traz em sua essência o resgate de músicas dos séculos passados onde historicamente a tradição de música de banda era de extrema importância cultural no Estado.
O grupo interpretará músicos como Balthasar de Freitas (Jaraguá, 1923) e Braz de Arruda (Cidade de Goiás, 1898) (Foto: Divulgação)
Não perca!
Turnê “Danças e Marchas pelas Ruas de Goiás” na Cidade de Goiás
Onde: Cidade de Goiás/GO – Batalhão da PM, Centro
Quando: sábado (22/10), às 10h
Quanto: Entrada Franca