Museu Zoroastro Artiaga, símbolo da cultura goiana, comemora 79 anos

Espaço gerido pela Secretaria de Cultura do Goiás integra patrimônio art déco da capital e cumpre a missão de preservar e difundir a identidade goiana
Museu Zoroastro Artiaga
Primeiro do estado, Museu Goiano Zoroastro Artiaga passa por restauração com investimento de R$ 6,6 milhões do Governo de Goiás (Fotos: Secult Goiás)

Guardião e transmissor da cultura, da arte e da história de Goiás, o Museu Goiano Zoroastro Artiaga, completa 79 anos, nesta quinta-feira (6/2), em meio a obras. O espaço, gerido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), passa por uma restauração completa para recuperar, preservar e trazer mais acessibilidade e segurança a esse importante patrimônio goiano e símbolo do estilo art déco da capital.

Com investimento de R$ 6,6 milhões do Governo de Goiás, a restauração começou em novembro de 2024 e contempla a recuperação das características originais do prédio e a valorização das qualidades arquitetônicas do art déco.  O projeto prevê obras de acessibilidade e adequação às normas de prevenção a incêndios, restauração completa da cobertura, alvenarias, adornos e demais elementos decorativos, pisos históricos, iluminação e luminotécnica, museografia, além da reconstrução do telhado, drenagem, reforço estrutural, entre outros serviços.

Restauração vai recuperar sua beleza original do espaço e garantir que ele continue acolhedor e acessível para a população (Foto: Secult Goiás)

“Além de seu acervo valioso, ele também faz parte do nosso patrimônio arquitetônico do conjunto de prédios de art déco da capital, considerado o maior do País. Essa restauração não apenas vai recuperar sua beleza original, mas também vai garantir que ele continue sendo um espaço acolhedor e acessível para a população”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

De acordo com a superintendente de Patrimônio da Secult, Bruna Arruda, o Zoroastro é responsável não só pela salvaguarda do acervo arqueológico do estado, mas também por contar sua história. “Ele é o primeiro museu da cidade, e sua missão é contar essa história.

No processo de restauração temos a oportunidade de rever como essa história está sendo contada, preencher as lacunas que a gente enxergar e modernizar isso para torná-lo ainda mais atrativo para a população”, diz.

Acervo

Coleção do museu tem peças arqueológicas, mineralógicas, de etnologia indígena, arte sacra e arte popular (Foto: Secult Goiás)

Quando foi inaugurado, em 1946, seu acervo foi constituído por doações de seu primeiro diretor, o professor Zoroastro Artiaga, incansável divulgador da riqueza cultural e geográfica do estado. A coleção inclui peças arqueológicas, mineralógicas, de etnologia indígena, arte sacra e arte popular, que narram a trajetória do estado e da cidade de Goiânia desde sua fundação até os dias atuais.

No eclético acervo do museu ainda há documentos históricos, exemplos de fauna e flora do cerrado, entre outros itens relacionados à região Centro-Oeste, suas riquezas naturais e história. Para garantir a preservação do acervo do museu durante as obras de restauração, as peças foram transferidas para o Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde estão passando por um processo de desinfecção e higienização, e posteriormente serão catalogadas.

Patrimônio

Localizado na Praça Cívica, no Centro de Goiânia, o edifício foi construído em 1942/43 pelo engenheiro polonês Kazimiers Bartoszevsky, em estilo art déco, originalmente para sediar o Departamento de Imprensa e Propaganda. Em 1946, o local foi transformado em museu e ganhou o nome de Zoroastro Artiaga, que foi professor, advogado, geólogo e historiador, e o primeiro diretor da instituição. O Museu Zoroastro Artiaga foi o primeiro do estado de Goiás. Foi tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual em 1998 e pelo Iphan em 2004

Deixe um comentário