Rio de Janeiro realiza sua primeira edição do RJ Restaurant Week

A cidade marvilhosa será palco de um dos mais importantes eventos de gastronomia do mundo, o Rio de Janeiro Restaurant Week 2009, versão brasileira de um dos maiores acontecimentos gastronômicos do mundo. Em sua primeira edição carioca, que acontecerá entre os dias 4 e 17 de maio, restaurantes de diversos estilos e etnias vão agitar a cidade em uma maratona gastronômica.

O evento Restaurant Week surgiu em Nova York há 17 anos, para ser parceiro do Fashion Week e aumentar o movimento dos restaurantes na época de baixa temporada “Slow Season”. A idéia se espalhou pelo mundo e hoje o evento acontece independente da semana da moda, em diversas importantes capitais.

O objetivo inicial era movimentar os restaurantes, mas a ação se mostrou excelente para a conquista de novos clientes e criar um movimento turístico em torno da gastronomia de cada cidade. O desafio que o evento impõe aos restaurantes é o de preparar cardápios diferenciados com entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo, igual em todas: almoço por R$ 25 + 1 e jantar por R$ 39 + 1 (couvert não incluso). Este um real acrescentado à conta será destinado a uma importante entidade beneficente, como ocorre em todas as cidades. No Rio de Janeiro, importantes instituições estão sendo analisadas para receber essa ajuda.

O RJ Restaurant Week será uma grande oportunidade para os cariocas conhecerem a gastronomia de muitos dos bons restaurantes da cidade a preços promocionais. Os organizadores desejam com isso atrair novos consumidores aos restaurantes em época de baixa temporada, conquistar novos clientes que usualmente não visitam casas mais caras e, de um modo geral, criar um movimento turístico em torno da gastronomia local.

Quem trouxe o Restaurant Week para o Brasil foi o empresário de gastronomia paulista, Emerson Silveira, inspirado em sua paixão pela gastronomia e conhecimento do evento de Nova York, onde viveu 12 anos. Emerson acreditou que o projeto poderia unir duas forças importantes no país e ainda pouco exploradas, a gastronomia e o turismo. “Eu sabia que aqui também daria certo, afinal, em termos de gastronomia, nossa cidade está no mesmo patamar de Paris, Roma e Nova Iorque”, comenta.

A versão carioca do evento colocará o Rio de Janeiro junto a cidades como Washington, Boston, Londres, Amsterdã e outras 100 grandes cidades do planeta nessa grande Maratona Gourmet. As casas participantes são aprovadas por um comitê formado por chefs e donos de restaurantes locais visando à participação de casas de qualidade reconhecida no evento, em diversos bairros da cidade. No Rio de Janeiro os restaurantes ainda estão sendo selecionados e o comitê organizador do RJ Restaurant Week está em fase de definição.

Outras edições já estão preparadas: além do Rio de Janeiro em maio, já tem datas pré-definidas em Brasília, de 6 a 19 de julho, e novamente entre Recife de 20 a 31 de julho.

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