Nesta terça-feira (4), o Programa Goiás Feito à Mão, voltado ao incentivo do artesanato goiano, iniciou a temporada 2025 com um evento no Salão Gercina Borges Teixeira, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. A cerimônia contou com a presença de representantes do Estado e de figuras destacadas da arte goiana.
A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado da Retomada, busca ampliar as oportunidades de mercado para os artesãos locais, promovendo a cultura e a economia criativa do estado. Durante o evento, também foram premiados os vencedores do concurso Natal do Bem 2024, que destacou a criatividade e a tradição dos artistas goianos.
Neste ano, o projeto levará peças goianas para as principais feiras do estado, como a Feira Regional, em Anápolis. Para expandir o alcance do artesanato local em nível nacional, está prevista a participação em eventos de arte em outras regiões do país, como a Feira Nacional do Artesanato, que ocorre em dezembro, em Belo Horizonte. Internacionalmente, os artistas poderão exibir seus trabalhos na Feira Internacional do Artesanato, em Lisboa, Portugal, e na ExpoArtesanías, em Bogotá, na Colômbia.
O secretário da Retomada, César Moura, destacou a importância do programa para a preservação das tradições goianas. “Nós não medimos esforços para apoiar e incentivar o artesanato goiano. O Programa Goiás Feito à Mão fortalece a identidade cultural do estado, garantindo visibilidade, apoio e novas oportunidades para os artesãos em 2025″, afirmou.
O secretário-executivo de Políticas Sociais, Alexandre Parrode, relembrou o início do projeto, quando foi feita a proposta de mapear os artesãos goianos. “Desde o começo do governo, a coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, decidiu visitar municípios para conhecer suas potencialidades. Em Mineiros, ao visitar a casa de um artesão, percebeu a necessidade de mapear e valorizar os artistas locais”, relatou.
O incentivo ao artesanato goiano também conta com apoio da iniciativa privada. O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos, ressaltou essa parceria. “O trabalho realizado pelo Governo de Goiás para fortalecer o artesanato, especialmente por meio do programa Goiás Feito à Mão, tem sido essencial. O Sebrae vê nesse movimento uma grande oportunidade de apoio, articulação institucional e fomento ao empreendedorismo”, destacou.
Em 2024, o Sebrae levou a arte goiana à CasaCor Goiás, um dos principais eventos de arquitetura, paisagismo e design de interiores da América Latina. A mostra contou com o “Espaço Sebrae”, onde obras da cultura e arte goiana foram expostas e comercializadas. A artista Tuka Pereira, presente no lançamento da temporada 2025, representa a comunidade artística do projeto na CasaCor Goiás e se dedica à produção de peças em cerâmica. Desde 2013, ela participa das iniciativas estaduais para a promoção da arte, mas enfatiza que os maiores benefícios foram colhidos nos últimos cinco anos.
Programação dos eventos:
Estaduais:
- Goiás Feito à Mão Oscar Niemeyer — Goiânia: 29 e 30 de março / 16 e 17 de agosto
- Goiás Feito à Mão Cidade de Goiás (Fica): 10 a 15 de junho
- Encontro dos Artesãos Olhos d’Água — Alexânia: data a definir
- Goiás Feito à Mão — Chapadão do Céu: data a definir
- Goiás Feito à Mão — Rio Verde: data a definir
- Goiás Feito à Mão Pirenópolis (Canto da Primavera): 9 a 14 de setembro
- Feira Regional — Centro de Convenções de Anápolis: 18 a 21 de outubro
- Feira do Entorno — Novo Gama: data a definir
- Expo Joias — Pirenópolis: data a definir
Nacionais:
- FENABA — Salvador (BA): 24 a 27 de abril
- FENEARTE — Recife (PE): 9 a 20 de julho
- Salão do Artesanato Raízes Brasileiras — São Paulo (SP): 21 a 25 de maio
- FENACCE — Fortaleza (CE): 9 a 14 de setembro
- Salão do Artesanato Raízes Brasileiras — Brasília (DF): 15 a 19 de novembro
- Feira Nacional do Artesanato — Belo Horizonte (MG): 3 a 7 de dezembro
Internacionais:
- Feira Internacional do Artesanato (FIA) — Lisboa, Portugal: 28 de junho a 6 de julho
- ExpoArtesanías — Bogotá, Colômbia: 2 a 15 de dezembroGoverno estadual lança Programa Goiás Feito à Mão 2025