Orquestra e Coro Jovem de Goiás apresentam ópera “Cavalleria Rusticana” no Teatro Basileu França

Obra de Pietro Mascagni será encenada em duas sessões, com ingressos a preço promocional
Orquestra e Coro Jovem de Goiás
Ópera italiana será interpretada pelo Coro Sinfônico e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, no Teatro Escola Basileu França (Foto: Secti)

A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França leva aos palcos do estado a ópera “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni. A obra italiana será interpretada pelo Coro Sinfônico e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás no Teatro Escola Basileu França, sob a regência do maestro Eliel Ferreira, em duas sessões, nos dias 21 e 22 de março. Os ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla, ao preço único de R$ 25.

O elenco conta com cantores de destaque no gênero. Nos papéis principais, estão a mezzo-soprano Poliana Alves, o tenor Hélenes Lopes, o barítono Jadson Álvares, a contralto Sara Veras e a soprano Sheila Pena. A equipe técnica inclui Weber Assis na preparação do coro, Jonatas Tavares na direção cênica e Wesley Neres na produção.

Além da trama envolvente, a ópera traz melodias que se tornaram conhecidas do grande público. O “Intermezzo”, por exemplo, integrou as trilhas sonoras de filmes como “O Poderoso Chefão III” e “Touro Indomável”, de Martin Scorsese. No Brasil, “Cavalleria Rusticana” também foi destaque em novelas como “Sangue do Meu Sangue” (SBT, 1995) e “Terra Nostra” (Rede Globo, 1999).

Grupos sinfônicos

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e o Coro Sinfônico Jovem de Goiás fazem parte da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, unidade do Governo de Goiás vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, a instituição é gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia.

A EFG Basileu França tem ampliado sua atuação na formação de jovens artistas. Além de preparar músicos e cantores para o mercado profissional, o projeto busca democratizar o acesso à cultura em Goiás.

Entre os grupos vinculados à EFG Basileu França, também estão a Banda Sinfônica Jovem de Goiás, a Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico Teixeira, a Orquestra Infantil Mozart e a Big Band Basileu França, reunindo cerca de 300 estudantes.

Serviço: Ópera “Cavalleria Rusticana”, com Orquestra Sinfônica Jovem e Coro Sinfônico Jovem de Goiás

Quando: 21 e 22 de março, às 20h
Onde: Teatro Escola Basileu França
Ingressos: Plataforma Sympla.

Deixe um comentário