Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Ópera mais popular de Donizetti, “O Elixir do Amor”, será apresentada no FOGO

O Coro Sinfônico e a Orquestra Sinfônica de Goiânia prepararam o espetáculo “Elixir do Amor”
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
(Foto: Divulgação)

O Festival de Ópera de Goiânia (FOGO), promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), apresenta um concerto em celebração ao Dia dos Namorados, comemorado neste domingo (12/6). Serão duas apresentações no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na sexta-feira (10/06), às 20h, e outra no domingo (12/06), às 11h.

A ópera “O Elixir do Amor”, com música do compositor italiano Gaetano Donizetti e libreto de Felice Romani, é uma produção cômica que estreou em 1832, e percorreu várias cidades da Europa no século XIX. É a ópera mais popular de Donizetti, um dos mais importantes compositores do romantismo italiano, presente nas programações dos teatros de ópera em todo o mundo.

“Elixir do Amor” estreou no Teatro Della Canobbiana de Milão, na Itália, em maio de 1832. Com poesia e música criadas em apenas duas semanas, por encomenda do gerente do teatro, a história se passa em uma aldeia italiana no final do século XVIII, onde Nemorino, um camponês ingênuo e pobre, apaixona-se por Adina, rica proprietária de terras, que está, porém, atraída por Belcore, um militar de passagem pela região.

Nemorino recorre a um elixir do amor, comercializado pelo charlatão Dr. Dulcamara, na esperança de conquistar sua amada. Felice Romani, que havia escrito Anna Bolena, o primeiro êxito de Donizetti, baseou o libretto na ópera cômica La philtre, estreada no ano anterior, com texto de Eugéne Scribe e música de Daniel-François Auber.

A realização do concerto conta com a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Escola Basileu França. A direção musical é do maestro ngelo Dias, e direção geral da professora Marília Álvares. A produção cênica é do músico, bailarino e diretor Wesley Neres. No elenco, alunos de canto da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, divididos em dois grupos que se apresentam nos dois dias.

O FOGO tem o objetivo de promover a arte lírica na cidade por meio de ações de formação e difusão artísticas, que oportunizam ao público o acesso a espetáculos operísticos de qualidade, combinando no palco os talentos locais junto a grandes nomes do canto lírico no cenário nacional.

Os ingressos solidários têm valor opcional de R$ 10, e estão disponíveis antecipadamente na plataforma Sympla. Nos dias dos eventos os ingressos estarão disponíveis na bilheteria duas horas antes do início dos espetáculos. Quem não puder contribuir com o valor terá acesso ao concerto da mesma forma.

Serviço
Festival de Ópera de Goiânia apresenta concerto “Elixir do Amor”, em celebração ao Dia dos Namorados
Data: 10 (às 20h) e 12 (às 11h) de junho
Local: Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer