Zoologia Fantástica de Aldemir Martins (Foto: Divulgação)
O Museu de Arte Contemporânea de Goiás, unidade do Centro Cultural Oscar Niemeyer, abre sua programação 2016 com a inauguração de duas mostras simultâneas de seu acervo, com curadoria de Gilmar Camilo: “Cenas da arte brasileira” e “Experiências, memórias e identidades”. As exposições serão abertas no dia 19 de janeiro às 20h e ficam em cartaz entre os dias 20 de janeiro e 24 de abril.
“Cenas da arte brasileira” será realizada na Galeria D.J. Oliveira e é constituída por artistas nacionais que se destacaram nos gêneros gravura e desenho. O conjunto de gravuras da exposição é uma das mais significativas coleções que integram o acervo do MAC Goiás. O recorte curatorial propõe um olhar sobre as diferentes técnicas de gravura, como água-forte, ponta-seca, serigrafia e litografia, mostrando como esses artistas consolidam um panorama da gravura brasileira e da arte sobre papel produzida no Brasil.
Dos 75 trabalhos, entre gravuras e desenhos, se destacam 13 gravuras de João Câmara, da série “Cenas da vida brasileira”, que inspirou o título da exposição. Sem esquecer uma das maiores artistas do acervo MAC: Tarsila do Amaral, nome histórico na arte brasileira.
- Obras de Babinski integram a mostra Cenas da arte brasileira (Foto: Divulgação)
A segunda exposição, “Experiências, memórias e identidades” será realizada na Galeria Cleber Gouvêa. A mostra faz um recorte da coleção de arte goiana do MAC, com panorama da produção artística entre 1967 e 2015, abordando a contribuição destes artistas para as artes plásticas em Goiás e as diversas experiências artísticas que se seguiram.
Integram a exposição 24 nomes consagrados da arte em Goiás, na qual a obra mais recente da exposição, a do artista Pitágoras foi produzida em 2015. Destacam-se quatro estrangeiros que fizeram nome na arte goiana: o frei italiano Nazareno Confaloni, o escultor alemão Gustav Ritter, o português Antônio Poteiro, e o chinês Tai Hsuan-na.
De acordo com o curador Gilmar Camilo, o conjunto das obras trazem um relato e o espírito de época, formando a memória artística goiana. “São trajetórias que perpassam vários caminhos, desde a pintura realista dos pioneiros Octo Marques e Valdelino Lourenço, à abstração poética de Juliano Moraes, ao ideal futurista de cidade contido na obra de Pitágoras. São diversas experiências, perfis e dinâmicas”, anuncia.
Durante o período que as exposições estarão em cartaz o MAC oferece dentro do projeto arte-educação, visitas guiadas, mediações e ações educativas com atividades direcionadas à coordenadores, professores e alunos das redes pública e privada de ensino.
- Os Matadores de D.J Oliveira (Foto: Divulgação)
Anote!
Exposições “Cenas da arte brasileira” e “Experiências, memórias e identidades”
Abertura: 19 de Janeiro de 2016 – às 20:00h
Período das exposições: 20 de Janeiro a 24 de Abril de 2016
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 17:30h. Sábado e domingo, das 11h às 18h.
Agendamento para visitas guiadas pelo telefone: (62) 3201-4918
Local: Museu de Arte Contemporânea de Goiás – Centro Cultural Oscar Niemeyer
Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, Nº 4.490, Setor Fazenda Gameleira, Goiânia-GO