Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Mostra em Goiânia celebra centenário da animação brasileira

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

A animação "O Evangelho Segundo Tauba e Primal", de Márcia Deretti e Márcio Jr, terá estreia no evento (Foto: Divulgação)

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a capital goiana recebe o Dia Internacional da Animação de Goiânia, mostra gratuita de desenhos animados nacionais e internacionais, extensão do Dia Internacional da Animação (DIA), adotado no Brasil em 2004 pela Associação Brasileira de Cinema (ABCA).

Realizado em mais de 30 países, o DIA alcançará este ano mais de 200 cidades no Brasil, chegando à sua 15ª edição celebrando os 100 anos da animação brasileira, inclusive, com uma sessão histórica dedicada exclusivamente a esse tema. São sete mostras, com o total de 51 animações exibidas.

"A Cidade dos Piratas", de Otto Guerra, é baseada na obra original de Laerte (Foto: Divulgação)

No primeiro dia, acontecem as mostras Nacional com Audiodescrição para Deficientes Visuais, Nacional e Internacional. No segundo, é a vez das mostras Infantil, Fantástica Animação e Regional de Animações Goianas. Finalmente, no último dia, serão exibidas a Mostra Histórica: 100 Anos da Animação Brasileira e a Sessão de Estréias.

O DIA Goiânia deste ano também conta com uma sessão exclusiva para as estréias de O Evangelho Segundo Tauba e Primal, de Márcia Deretti e Márcio Jr., e de A Cidade dos Piratas, de Otto Guerra.

Programação variada

A graphic novel "Música para Antropomorfos", de Fábio Zimbres, será relançada no DIA Goiânia (Foto: Divulgação)

Além da exibição de filmes, o DIA Goiânia também conta com outras atividades em sua programação. Dentre elas, está o lançamento do livro Teoria e Prática de um Cinema Junto ao Povo, obra que conta a experiência cinematográfica boliviana e os filmes feitos pelo Grupo Ukamau, do qual o cineasta Jorge Sanjinés é o maior expoente. Sálvio Leite, tradutor da obra, está presente no dia 29 para uma sessão de autógrafos do livro.

No dia 31 de outubro, quem aterrissa em Goiânia é Fábio Zimbres para exposição de quadrinhos originais e relançamento do livro Música para Antropomorfos, graphic novel que dá vida à narrativa sonora do álbum homônimo da banda Mechanics.

Duas oficinas gratuitas também serão realizadas na Escola Goiana de Desenho Animado: uma com Fábio Zimbres, nos dias 30 e 31 de outubro, sobre noções básicas de desenho e animação; e outra com Giuliana Danza, nos dias 17 e 18 de novembro, sobre animação stop motion. As inscrições para a de Fábio estão abertas até 28 de outubro e para a de Giuliana, até 10 de novembro, no site www.escolagoianadedesenhoanimado.com

Confira a programação completa no site oficial do evento: http://diadaanimacaogoiania.blogspot.com/

Anote!
Data: 29, 30 e 31 de outubro
Local: Cine Cultura (Centro Cultural Marieta Telles Machado), Praça Cívica, nº2, Centro.
Entrada Franca
Informações: (62) 98188-3223
http://diadaanimacaogoiania.blogspot.com/
www.escolagoianadedesenhoanimado.com
escolagoianadedesenhoanimado@gmail.com
Para mais informações sobre as mostras Nacional, Internacional e Infantil: http://www.abca.org.br/dia/cidades-2018/