
A cantora goiana Maria Eugênia celebra seus 30 anos de carreira com a turnê internacional “Canta Brasil”. Com estreia marcada para o dia 23 de maio, na Casa da América Latina, em Lisboa, Maria Eugênia é considerada uma das representantes da música goiana e é responsável por mesclar sonoridades brasileiras com arranjos clássicos europeus. Ao todo, serão seis apresentações, sendo divididas entre Portugal e Espanha.
No dia 27 de maio, o Palácio Penafiel, sede da CPLP, será palco para o segundo dia de apresentação da goiana em solo português. No dia seguinte, 28 de maio, Maria Eugência encerra suas apresentações em Liboa com um show no Auditório Agostinho da Silva.Já em junho, a artista segue para a Galícia, na Espanha, com shows marcados para os dias 5, 6 e 7, em Pontevedra e Marín.
Além das performances, a turnê contará com a participação especial do embaixador Lauro Moreira, que declamará poemas de autores brasileiros e portugueses durante os espetáculos em Lisboa. Reconhecido pela promoção da cultura lusófona no exterior, Moreira já dividiu os palcos com Maria Eugênia em outras iniciativas culturais, como o espetáculo Uma Viagem Através da Música do Brasil.
A turnê também inclui workshops com músicos locais e pesquisadores europeus, incentivando o intercâmbio artístico e a internacionalização de talentos brasileiros. Ao retornar a Goiânia, Maria Eugênia realizará uma aula-show gratuita para compartilhar a experiência com estudantes e artistas da cidade. “Esse projeto celebra não apenas a minha trajetória, mas a riqueza da música brasileira e sua capacidade de criar pontes culturais com o mundo”, afirma a cantora.
Serviço: Maria Eugênia celebra 30 anos de carreira com shows em Portugal e na Espanha
Portugal
23/05 – Casa da América Latina (Lisboa), às 20h
27/05 – Palácio Penafiel / CPLP (Lisboa), às 15h
28/05 – Auditório Agostinho da Silva – Universidade Lusófona (Lisboa), às 20h
Espanha
05/06 – Praça Méndez Núñez (Pontevedra), às 20h
06/06 – Jardín del Soho de Salvatierra de Miño (Pontevedra), às 18h
07/06 – Festival de Percusión e Cultura Afrobrasileira (Marín), às 16h20