Mais amor e mais boteco, por favor!

  • Ninho de Cobra, do Bar do Dodô, uma das iguarias que concorreram ao Comida di Buteco em 2013 (Foto: Rogério Porto)
Ocorre entre os dias 11 de abril e 11 de maio o Comida di Buteco Goiânia, que abre as portas para 31 receitas inéditas. Em um ano especial para o concurso, que completa 15 anos de existência, o tema do petisco é livre e a criatividade é larga! Criado em 2000 com a missão de transformar vidas através da cozinha de raiz e estimular os pequenos estabelecimentos, botecos, às novas criações, o concurso Comida di Buteco vem cumprindo um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco e desenvolvimento do setor.
O evento é realizado, simultaneamente, em 16 cidades brasileiras, o concurso de cozinha de raiz chega à sua sétima edição, em Goiânia, e contará com 31 botecos participantes, sendo que dez marcarão presença pela primeira vez na capital. Os nomes dos novatos, no entanto, somente serão revelados no começo de abril, véspera do início do concurso.
Uma das novidades deste ano é que os estabelecimentos poderão utilizar quaisquer ingredientes para elaboração dos petiscos concorrentes. Segundo a sócia do concurso em Goiânia, Cybelle Bretas, a ideia é instigar a criatividade e a inovação dos proprietários de botecos, além de surpreender o público que visitará os estabelecimentos.
Os organizadores do Comida di Buteco em Goiânia também programaram uma atração especial para o concurso deste ano: o Circuito Arte e Cultura. Atores do grupo CIA de Stars, caracterizados em personagens, farão visitas e realizarão encenações em alguns dos botecos participantes do concurso. A proposta é estimular a interação, brincadeiras, bom humor, lazer e o entretenimento junto ao público, demarcando um roteiro urbano de artes cênicas, com apresentações gratuitas no circuito do Comida di Buteco.
O concurso Comida di Buteco realiza uma eleição para a escolha do melhor do boteco da cidade. No entanto, engana-se quem pensa que apenas o petisco é avaliado pelo público e jurados durante os 31 dias de realização do concurso. Nesse período, são julgados o tira gosto (70% da pontuação), o atendimento (10%), a higiene do local (10%) e a temperatura da bebida servida (10%). A média entre todos os quesitos garante o resultado da premiação. “Entendemos que o boteco quando é bom precisa ter excelência em todos estes quesitos”, ressalta Cybelle.
Os votos dos jurados – previamente selecionados pela organização do concurso – valem 50% da nota e o público contribui com os outros 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos das 16 cidades. Em Goiânia, o anúncio dos vencedores será realizado na tradicional Saideira, que em 2014 está prevista para o dia 20 de maio.

Deixe um comentário


Confira também