Maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP passeiam de Bach a Zequinha de Abreu durante live

Evento acontece no dia 3 de outubro e será transmitida diretamente do Teatro Prevent Senior, pelos canais do Maestro e da Prevent Senior no YouTube e Facebook
Maestro João Carlos Martins (Foto: Ale Catan)

O maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP recebem a primavera com o concerto Músicas Através dos Tempos, com um repertório que passa pelo erudito, temas de cinema, até clássicos do cancioneiro contemporâneo. Realizada através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, a live será transmitida diretamente do Teatro Prevent Senior, em 3 de outubro.

Martins e a Bachiana abrem a apresentação com Jesus alegria dos homens (Jesus bleibet meine Freude, em alemão), o coral final da cantata Herz und Mund und Tat und Leben (Coração e Boca e Ações e Vida, em tradução livre), escrita por Johann Sebastian Bach em Leipzig, Alemanha no ano de 1716.

A Sinfonia nº 40, obra de 1788, uma das mais executadas e gravadas de Mozart, chamada de “a sinfonia da paixão, violência e dor” pelo pianista e crítico Charles Rosen e considerada sua obra mais pessoal, escrita em um momento crítico de sua vida, dá sequência à apresentação, com a execução de seu primeiro movimento de maneira inédita no Brasil: o maestro João Carlos Martins divide o podium com Roberto Minczuk, maestro titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, mostrando ao público, pela primeira vez no Brasil, duas visões para o mesmo movimento. Martins inicia a regência e, durante a pausa, sem que a orquestra pare de tocar, Minczuk assume a batuta. “O intérprete tem que mesclar sua individualidade com a personalidade do compositor, senão bastaria um computador. Mas com uma obrigação, que é quase uma religião, do respeito ao texto, porém com duas visões. Primeiro a minha, segundo com a do Roberto”, explica o maestro João Carlos Martins.

O concerto segue com trilhas de cinema com Tara’s Theme, o tema principal do filme E O Vento Levou, composta por Max Steiner em 1936.

A soprano Anna Beatriz Gomes empresta sua voz para dois grandes sucessos: My Heart Will Go On, canção tema do filme Titanic, e a canção mais conhecida do musical Evita, de 1978, Don’t Cry for Me Argentina. Continuando o espetáculo, o tenor Jean William interpreta Por una Cabeza, tango de Carlos Gardel e Alfredo Le Pera de 1935, tema do filme Perfume de Mulher, e The Impossible Dream (The Quest), canção composta por Mitch Leigh, com letra de Joe Darion.

Uma das mais conhecidas composições de Astor Piazzolla, o “tango nuevo”, estilo criado pelo próprio Piazzolla, Libertango, que foi gravado em 1974 em Milão, Itália, e ganhou versões de diferentes artistas, também faz parte do repertório, com Martins ao piano e regência de Roberto Minczuk, que permanece no palco para conduzir duas das danças de personagens de O Quebra-Nozes, um dos três ballets compostos por Piotr Ilitch Tchaikovski que estreou em 18 de dezembro de 1892 no Teatro Mariinski, em São Petersburgo, a capital da Rússia imperial: Trepak, baseada na tradicional dança folclórica russa e ucraniana, e a Fada Açucarada (em francês, Danse de la Feé Dragée).

Para o encerramento, o choro Tico-tico no Fubá, de Zequinha de Abreu – que completou seu centenário em 2017 –, mundialmente conhecido através da versão de Carmen Miranda no filme Copacabana (1947), com participação de Groucho Marx, além das gravações de Ademilde Fonseca e Ney Matogrosso e quatro instrumentais: a original, da Orquestra Colbez (14 anos depois da criação de Zequinha), das duplas Pixinguinha & Benedito Lacerda e Garoto & Carolina Cardoso de Menezes, além da versão do virtuoso acordeonista Sivuca.

O Maestro João Carlos Martins, a soprano Anna Beatriz Gomes e o tenor Jean William (Foto: Ale Catan)

Serviço:
Músicas Que Marcaram Época
Maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP

Quando: 3 de outubro, 18h
Onde: Através do Facebook e YouTube do Maestro João Carlos Martins e da Prevent Senior

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