Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

John Hughes: conheça 6 filmes do roteirista e diretor que marcou os anos 80 e 90

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

O roteirista e diretor John Hughes faleceu em 6 de agosto de 2009, na cidade de Nova York (Foto: FlavorWires)

Se você passou sua infância e adolescência se divertindo com os filmes da Sessão da Tarde, provavelmente já se deparou com algum longa de John Hughes. De sucessos mais modestos a produções que definiram toda uma geração, tornando-se clássicos ou ganhando o respeito do mundo cult, o roteirista e diretor americano ganhou fama mundial com suas comédias sobre histórias cotidianas.

No entanto, foi com as produções voltadas para os adolescentes que Hughes se tornou absoluta referência. O sucesso não veio ao acaso. Seus longas eram estrelados por jovens atores em ascensão do chamado “Brat Pack”, termo criado pelo escritor David Blum em uma matéria para o New York Magazine para designar os atores e atrizes que eram referência para os adolescentes da época. Dentre eles, estavam nomes como Robert Downey Jr., o atual Homem de Ferro do universo da Marvel no cinema, e Molly Ringwald, rainha dos filmes teen nos anos 80.

Em homenagem ao diretor e roteirista, que completaria 69 anos nesta segunda-feira (18), Zelo selecionou 6 filmes essenciais da carreira de Hughes que se tornaram verdadeiros clássicos da cultura pop. Confira!

1. Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Os atores Alan Ruck, Mia Sara e Matthew Broderick em cena de 'Curtindo a Vida Adoidado' (Foto: Divulgação / Paramount Pictures)

Que adolescente não que quis matar aula e ter um dia épico pela cidade? O jovem Ferris Bueller (Matthew Broderick), juntamente com a namorada Sloane Peterson (Mia Sara) e o melhor amigo Cameron Friye (Alan Ruck), decidem se aventurar pelas ruas de Chicago a bordo de uma Ferrari – com direito a uma performance de “Twist and Shout” em meio a um desfile público! Escrito e dirigido por Hughes, o longa garantiu uma nomeação para Broderick como Melhor Ator em Comédia no Globo de Ouro. Save Ferris!

2. Esqueceram de Mim (1990)

'Esqueceram de Mim' fez de Macauly Culkin (foto) uma estrela mirim (Foto: Divulgação / 20th Century Fox)

Clássico absoluto dos anos 90 e dos filmes de natal, “Esqueceram de Mim” não apenas marcou gerações como consagrou Macauly Caulkin como uma super estrela mirim. No longa, uma família que sai para as férias de Natal e acaba esquecendo um dos filhos, Kevin (Macaulay Culkin), em casa. Tudo corre bem, na medida de um menino de oito anos travesso e sozinho, mas a confusão começa quando dois ladrões querem roubar sua casa. A produção é dirigida por Chris Columbus, que anos mais tarde levaria os dois primeiros filmes da saga Harry Potter, A Pedra Filosofal e a Câmara Secreta, para o cinema.

3. Clube dos Cinco (1985)

Judd Nelson, Emilio Estevez, Ally Sheedy, Molly Ringwald e Anthony Michael Hall (da esquerda para a direita) estrelam 'Clube dos Cinco', maior sucesso crítico de John Hughes (Foto: Divulgação / Universal Pictures)

Um nerd, uma patricinha, um atleta, uma neurótica e um delinquente se reúnem, obrigados, em um sábado de manhã para uma detenção. O que os levou até lá? Não se sabe. Mas até o final do dia, os cinco jovens vão descobrir ter mais coisas em comum do que imaginam. Foi com esse enredo simples e personagens que vão muito além dos seus estereótipos que Hughes criou sua obra prima. Seu roteiro conseguiu traduzir as típicas dores e as angústias que unem os adolescentes de todas as gerações. A cena final, ao som de “Don’t You (Forget About Me)”, virou clássica e é sempre referenciada em outros filmes, como “A Mentira” e “A Escolha Perfeita”.

4. A Garota de Rosa-Shocking (1986)

Molly Ringwald, Andrew McCarthy e Jon Cryer são o trio principal da comédia teen 'A Garota de Rosa-Shocking' (Foto: Divulgação / Paramount Pictures)

Garota pobre se apaixona pelo garoto rico. O melhor amigo é apaixonado pela garota, mas ela não se sente assim por ele. O clichê ambientado por Hughes nos anos 80 continua sendo um dos grandes clássicos do cinema adolescente. Molly Ringwald e Andrew McCarthy, dois atores do “Brat Pack”, estrelam a produção, acompanhados de Jon Cryer, que depois ganharia fama pelo papel de Alan Harper na série “Two and a Half Men”.

5. Férias Frustradas (1983)

'Férias Frustadas' seria o primeiro de uma série de cinco filmes (Foto: Divulgação / Warner Bros)

Tudo o que a família Griswold era passar as férias no Walley World. Mas no roteiro de John Hughes, isso não seria tão fácil. O longa dirigido por Harold Ramis – roteirista de filmes como “Os Caça-Fantasmas” e “Feitiço no tempo”, sucessos dos anos 80 e 90 estrelados por Bill Murray – teve inspiração numa crônica de Hughes, escrita na época em que ele trabalhava na revista National Lampoon. A comédia fez tanto sucesso que ganhou mais quatro sequências, a última lançada em 2015.

6. Gatinhas e Gatões (1984)

Molly Ringwald e Michael Schoeffling em cena de 'Gatinhas e Gatões' (Foto: Divulgação / Universal Pictures)

Em outro sucesso estrelado por Molly Ringwald, a jovem Samantha Baker está prestes a completar 16 anos. O que era para ser só alegria é um verdadeiro inferno na vida da adolescente: toda sua família esquece de sua aniversário, um nerd apaixonado não a deixa em paz e o garoto pelo qual ela é apaixonada não sabe que ela existe. Com roteiro e direção de Hughes, o filme se tornou um clássico dos anos 80, sendo lembrada em produções recentes, como o hit da Netflix “Para Todos os Garotos que Já Amei”.