Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Japan House São Paulo prepara programação especial e online para o mês das férias

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Entre as atividades, está o Ciclo de Mangá: Primeiras Páginas, que apresentará os diversos princípios japoneses conforme são representados nas histórias em quadrinhos (Foto: Divulgação)

A Japan House São Paulo a partir da série “Conversa com o Educativo” preparou uma programação gratuita e especial para as férias de janeiro, destacando diferentes vertentes artísticas do Japão de hoje, em uma série de encontros e oficinas no ambiente online, voltados para todas as idades e que trazem à tona discussões ricas em torno de temas como fotografia, moda, literatura e design. Confira as atividades propostas que acontecem a partir do dia 08 de janeiro.

O cronograma tem início no dia 08, com a atividade ‘Conhecendo Japonésia, de Naoki Ishikawa’.  Neste encontro online – que independe da visitação à mostra em cartaz na instituição -, o objetivo é reconhecer elementos e temas presentes no trabalho do fotógrafo Naoki Ishikawa, por meio de um olhar mais atento para algumas das fotografias presentes na exposição Japonésia. Já nos dias 8 e 15 de janeiro, acontece o ‘Conhecendo O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi’, que destaca a alegria, colorido e exuberância dos vestidos do designer japonês. Nestes dias, será compartilhado um pouco mais sobre a carreira e as influências que marcam os trabalhos de Koizumi.

No dia 16, começa a série ‘Ciclo de Mangá: Primeiras Páginas’, que tem como ponto de partida algumas obras de Mangá, apresentando e debatendo os diversos princípios japoneses, tanto estéticos quanto culturais, conforme são representados nas histórias em quadrinhos. O encontro online é voltado para a apresentação da diversidade de traços, narrativa e histórias existentes neste universo e as obras escolhidas pertencem às diferentes demografias, nas quais são divididas essas conhecidas publicações japonesas.

Inspirados pelo design e pela chegada da exposição “Embalagens – Designs Contemporâneos do Japão”, o mês traz uma série de atividades em torno do tema. Em 19 de janeiro, é a vez do  ‘Tsutsumi 1 – O Embrulho Japonês’, uma conversa que propõe explorar o universo dos embrulhos e embalagens japonesas, com objetivo de observar sua evolução, conhecer diferentes técnicas e refletir acerca da sua relação com os hábitos da sociedade nipônica. Já no dia 23 de janeiro, o vídeo ‘Caixinha de Origami’, ensina a fazer uma caixinha de papel utilizando a milenar técnica do origami para presentear ou guardar objetos.

Cativantes tanto por sua estética quanto por sua funcionalidade, as embalagens japonesas seguem em destaque na programação em todo mês de janeiro. Nos encontros serão apresentados alguns designs de produtos do país, sua evolução e as transformações de técnicas tradicionais na criação destas embalagens. No dia 26, uma segunda conversa ressalta o tema em ‘Tsutsumi 2 – A Cultura do Presentear no Japão’, abordando um pouco mais sobre as formas e etiquetas que cercam a cultura de presentear no Japão, as diversas ocasiões em que se deve fazer isso e quais os produtos mais representativos de diferentes regiões do território japonês.

No dia 30, uma Oficina de Furin ensina online a fazer os “sinos do vento”, conhecidos pelo chamado som do Fūrin, que marca a chegada do verão japonês e a sensação de frescor com a brisa anunciada por ele. O público poderá construir o seu próprio Fūrin junto à equipe de educativo da instituição com o uso de latas de alumínio e botões. Para participar, é necessária inscrição prévia pelo link http://bit.ly/JHSP_OficinaFurin.

E ainda no dia 30, os Mangás voltam à programação em ‘Ciclo de Mangá: Japão nos Quadrinhos’, para apresentar e debater novos princípios japoneses estéticos e culturais, tendo como guia algumas referências e histórias dos quadrinhos lidos no primeiro encontro. Neste segundo, será apresentado sobre como é possível conhecer por meio deles, elementos geográficos, históricos, culturais japoneses, além de traços cotidianos e/ou tradicionais, costumes e práticas.

Abrindo o mês de fevereiro, no dia 06, acontece a oficina online Fantoches de Oni, que procura estimular a criatividade das crianças no desenvolvimento de seu próprio Oni, criatura folclórica japonesa, utilizando caixas de leite, cartolina e canetinhas coloridas. O Oni é um importante personagem durante o Setsubun, o dia que marca a transição do inverno para a primavera no Japão, que ocorre no início de fevereiro. Para participar, é necessária inscrição prévia pelo link http://bit.ly/JHSP_OficinaFantoches.