Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Iphan realiza encontros virtuais com intuito de manter viva tradição da Romaria de Carros de Boi em Goiás

Reuniões online ocorrem entre os dias 14 de abril a 14 de julho de 2021
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Fiéis acompanham o desfile da Romaria de Carros de Bois, em Trindade (GO) (Foto: Acervo Iphan)

O costume de reunir famílias de várias regiões rurais para viajarem em carros de bois até o município de Trindade (GO) como forma de expressar fé é parte integrante do conjunto de atividades e rituais da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade. O desfile da Romaria de Carros de Bois realizado há cerca de 180 anos é o momento mais importante para todos que percorrem o caminho da devoção e peregrinação.

Para manter viva essa tradição, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2016, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, realiza entre os dias 14 de abril a 14 de julho um ciclo de encontros virtuais. O objetivo dos eventos é discutir o Plano de Salvaguarda da Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade.

O objetivo das reuniões é promover o diálogo entre detentores e instituições públicas envolvidas, definindo ações a serem realizadas a curto, médio e longo prazo, relacionadas à manutenção da manifestação cultural. Dividido em quatro eixos de debates, nos encontros serão abordados: a Mobilização social e alcance da política; Gestão participativa no processo de salvaguarda; Difusão e valorização; Produção e Reprodução Cultural.

O superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral, explica que o plano de salvaguarda contemplará demandas dos carreiros que percorrem o caminho da fé vindo de diversos municípios goianos, na perspectiva da preservação do bem cultural em larga escala. “É necessário pensar nos saberes e práticas relacionados a Romaria de Carros de Bois.  Sendo eles transmitidos às futuras gerações, não correrão o risco de se perderem com o tempo”, destacou.

Devoção

Em devoção ao Divino Pai Eterno, os fiéis saem de diversas localidades de Goiás e outros estados do Centro-Oeste e Sudeste, seguindo até Trindade como forma de agradecer as bênçãos recebidas e pagar promessas.  Os carreiros, candeeiros e demais participantes da Romaria de Carro de Bois se colocam na posição de herdeiros e transmissores desse costume.

Ao usarem um meio de transporte tido como arcaico na atualidade, os carreiros rememoram os tempos dos seus antepassados e até mesmo o da infância, reconstruindo, ano após ano, a tradição da vida rural e das devoções católicas. Em 2020, em função da pandemia, a Festa do Divino Pai Eterno de Trindade foi cancelada, não ocorrendo também o tradicional desfile da Romaria de Carros de Bois. Para este ano, está sendo estudado se a Festa acontecerá de forma presencial ou on-line.

Confira a programação completa das reuniões e os links de participação:

Eixo 1: Mobilização Social e Alcance da Política

14 de abril (quarta-feira), às 18h
Link de acesso:https://meet.google.com/bhi-fquw-ykk

Eixo 2: Gestão Participativa no processo de salvaguarda

12 de maio (quarta-feira), às 18h
Link de acesso:https://meet.google.com/bji-fcpy-yhz

Eixo 3: Difusão e Valorização

16 de junho (quarta-feira), às 18h
Link de acesso: https://meet.google.com/jqi-ukbn-gjc

Eixo 4: Produção e Reprodução Cultural

14 de julho (quarta-feira), às 18h
Link de acesso: https://meet.google.com/msc-gufs-vvq