Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Imersão do 5° Icumam Lab começa no próximo domingo (22)

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

O 5º Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste começa no próximo domingo, dia 22 de abril, na Pousada Monjolo, localizada na cidade de Nerópolis. Os diretores e produtores de nove projetos do Centro-Oeste foram selecionados para participar de sete dias de imersão, quando irão receber consultorias exclusivas da equipe de tutores.

O Icumam Lab surgiu como uma iniciativa direcionada a estimular a compreensão e a reflexão sobre o mercado audiovisual nacional e internacional, oferecendo palestras e atividades tanto para os participantes, quanto para o público em geral. Além disso, os diretores e produtores selecionados para a imersão tem a oportunidade de qualificar e aprimorar os seus projetos, já que recebem orientações e opiniões dos profissionais do audiovisual convidados desta edição. O produtor, programador e curador audiovisual Rafael Sampaio e a produtora e consultora Fernanda De Capua assinam a coordenação pedagógica do laboratório.

Para esta 5ª edição, foram inscritos 54 projetos no total, dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. A comissão de seleção é formada por Fernanda De Capua, Flavia Candida, Leonardo Mecchi e Rafael Sampaio. Uma palestra com Marcelo Siqueira, diretor da Mistika, sobre “A Importância da Pós-Produção e Efeitos no Desenvolvimento de Projetos” também está na programação voltada aos diretores e produtores participantes do Icumam Lab.

A equipe de tutores é formada pela documentarista, produtora e pesquisadora Beth Formaggini; a produtora executiva Daniela Aun; a consultora e produtora Mariana Brasil; o produtor, programador e curador Rafael Sampaio e pelas roteiristas Sabina Anzuategui e Mariana Trench. Fernanda De Capua fará, ainda, uma consultoria de Pitching, além de preparar os diretores e produtores para apresentarem seus projetos.

Dos 36 projetos que já passaram pelo Icumam Lab, 22 se encontram em diferentes fases da produção. “Com a descentralização das políticas públicas, o mercado audiovisual brasileiro sofreu mudanças em suas configurações. Essas novas perspectivas culminaram em uma necessidade de qualificar os projetos audiovisuais da região Centro-Oeste. O laboratório surgiu para atender à essa demanda da produção audiovisual, e o crescimento anual do número de inscritos e os resultados das edições anteriores demonstram que o IcumamLab tem contribuído na qualificação deste setor e do mercado audiovisual”, explica Maria Abdalla, diretora do laboratório.

O Icumam Lab é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto e tem o incentivo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, apoio da Pousada Monjolo e do Sebrae – Goiás.

Novidade em 2018
A 5ª edição do Icumam Lab traz uma novidade: os melhores projetos participantes do laboratório serão premiados pelas empresas Mistika, DOT Cine, Cinemática Audiovisual, coletivo C/as4tro e pelo SAPPI – Seminário Audiovisual de Produtoras & Produtores Independentes, apoiadores do laboratório. As premiações serão oferecidas em serviços das empresas e os vencedores poderão utilizá-las em um período de um a quatro anos. Os projetos de maior destaque serão escolhidos durante o Pitching que ocorre como parte da programação do Icumam Lab e que terá a participação de representantes das empresas parceiras.

Atividades abertas ao público
No dia 28 de abril, último dia de imersão, o Icumam Lab promove a palestra “Pacote de Acessibilidade – A inclusão como nova realidade no audiovisual brasileiro” com o roteirista, pesquisador e professor José Augusto de Blasiis (SP) às 14h30. A masterclass “Irmão do Jorel, Tromba Trem e Historietas Assombradas: Produzindo Animação no Brasil”, ministrada pelo produtor, diretor e roteirista Zé Brandão (RJ) também acontece no mesmo dia, às 17h.

As duas atividades também serão realizadas na Pousada Monjolo, em Nerópolis, que fica a 30 km de Goiânia. Para facilitar o acesso dos interessados, haverá transporte gratuito e sujeito à lotação saindo da Praça Cívica, às 13h.

Anote!
5º Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste

Realização: de 22 a 28 de abril de 2018
Onde: Pousada Monjolo (Rodovia GO-433, km 2. Nerópolis – GO)
Mais informações: (62) 3218-3779/ (62) 98244-0678/ (62) 99972-7230 e www.icumam.com.br/lab_2018/