Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Icumam divulga filmes selecionados para a 17ª Goiânia Mostra Curtas

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

(Foto: Divulgação)

A 17ª edição da Goiânia Mostra Curtas vai exibir 94 filmes, em cinco mostras competitivas e uma mostra especial não competitiva durante o festival, realizado entre os dias 3 e 8 de outubro, no Teatro Goiânia.

O público poderá conferir, gratuitamente, produções audiovisuais de 20 estados brasileiros, de todos os gêneros. Para as mostras competitivas foram selecionados 36 filmes de ficção, 21 animações, 20 documentários e três experimentais. Para o evento deste ano, houve mais de 1,2 mil filmes enviados à curadoria.

 Segundo a diretora geral do festival, Maria Abdalla, “chegar à 17ª Goiânia Mostra Curtas com este número de inscrições e filmes de notória qualidade é um espelho da força que o audiovisual nacional tem conquistado. Da ótica de um festival que acompanha esse movimento há quase duas décadas, é significativo perceber como as políticas públicas e projetos de difusão e formação têm impactado a área”.

Além da exibição cinematográfica, a 17ª Goiânia Mostra Curtas oferece atividades de formação gratuitas para profissionais e interessados em atuar na área audiovisual, como as oficinas, cujas inscrições estão abertas até 15 de setembro.

O festival conta com o patrocínio da Rodonaves Transportes através da Lei Goyazes e do SESI – Conselho Nacional, apoio institucional da Universidade Federal de Goiás, do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, apoio da Saneago e da Unimed Goiânia e é realizada pelo Icumam, que continua em busca de outros parceiros junto a empresas e organizações do terceiro setor.

Mostras

São cinco mostras competitivas na programação – a maior, a Curta Mostra Brasil, com curadoria da diretora Maria Abdalla, conta com 40 filmes de 18 estados. Entre a seleção, há duas obras goianas, Intervenção, dirigida por Isaac Brum, e Meu nome é Coraci, de Adan Sousa.

Com o objetivo de valorizar a produção nacional de curtas-metragens de animação, a Curta Mostra Animação, inédita na Goiânia Mostra Curtas, traz 15 representantes de nove estados, selecionados pelo curador, roteirista e animador César Cabral.

Há, também, espaço reservado no festival para 13 filmes goianos: a Curta Mostra Goiás visa apresentar a produção local em franco crescimento, sob seleção de Pedro Maciel – responsável pela escolha, também, das duas obras goianas que integram a Curta Mostra Brasil.

O público infantil tem, na Mostrinha, sua vez. Serão exibidos seis filmes, de cinco estados diferentes, com intuito de promover diversão e educação na sala de cinema, com crivo da curadora e professora do curso de Cinema e Audiovisual da UEG Geórgia Cynara.

Para a Curta Mostra Cinema nos Bairros, também competitiva, a curadora Maria Abdalla também selecionou seis filmes de cinco estados que serão exibidos em bairros de Goiânia.

Já a Curta Mostra Especial – Os Índios e o Cinema, diferente das demais, não é competitiva. Nesse espaço, serão apresentados 12 filmes convidados de sete estados, cuja lista será divulgada em breve, com curadoria da atriz, diretora e escritora Rita Carelli.

Confira a lista completa dos filmes selecionados no link.

Anote!
17ª Goiânia Mostra Curtas
Quando:
de 3 a 8 de outubro
Onde: Teatro Goiânia – Avenida Tocantins, com rua 23, nº 252, Setor Central
Quanto: Entrada franca