Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Goiânia recebe exposição de artesanato indígena

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

(Foto: Guilherme Freitas)

Nos dias 21 e 22 de julho, das 8h às 16h, o restaurante Panela Mágica recebe uma exposição de artesanato indígena do Alto Xingu, das etnias Waurá, Kamayura e Mehinako. O intuito é divulgar e promover o trabalho dos artesãos indígenas e viabilizar a arrecadação de verba para que possam custear sua estadia em Goiânia, onde integram o curso de Formação Superior de Educação Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás (UFG), que existe desde 2007 e hoje conta com cerca de 300 alunos pertencentes a 25 etnias das regiões Araguaria-Tocantins e Parque Indígena Xingu.

Na exposição, serão expostas de 50 a 60 peças de tamanhos e formas variadas. As peças, extremamente decorativas e de alto valor artístico, também podem ser utilizadas no dia-a-dia, como os jogos de café, pois são curadas em Mawãtá, uma planta que misturada ao carvão serve para impermeabilizar as peças

(Foto: Guilherme Freitas)

Estarão disponíveis para venda, peças em cerâmica como panelas, vasos e esculturas de animais; esculturas também em madeira, esteiras de buriti, cestos, colares e pulseiras. Os valores dos objetos variam de R$ 50,00 a R$ 800,00 reais e os pagamentos poderão ser feitos em dinheiro, cheque ou transferência eletrônica.

O artista plástico Marcelo Solá também se sensibilizou com a causa dos indígenas e doou duas serigrafias para serem comercializadas na exposição do Panela Mágica, a preços bastante atrativos. O dinheiro arrecadado com a venda das obras será repassado integralmente aos indígenas.

(Foto: Guilherme Freitas)

As serigrafias, de 100 cm x 80 cm, fazem parte de uma série de 2018 de apenas trinta impressões em cores sobre papel fabriano 300g. Os exemplares são numerados e assinados pelo artista. Alguns alunos do curso estarão presentes ao evento para que possam explicar um pouco de sua cultura e de sua arte aos interessados nas peças xinguanas.

Anote!
Exposição de arte índigena
Datas: 21 e 22 de julho, sábado e domingo
Horário: das 8h às 16 h
Local: Restaurante Panela Mágica, Rua 13, 773, Setor Oeste.
Telefone: (62) 3223-6604
Informações sobre o bazar: (62) 99497-9095 – Guilherme Freitas