Goiânia recebe 3ª edição do Comida di Buteco

Um dos principais concursos culinários do país, que acontece em 11 cidades de cinco estados brasileiros, será realizado em Goiânia entre os dias 28 de maio e 27 de junho. Trata-se da 3ª edição do Comida di Buteco, que tem em sua filosofia, o compromisso de valorizar e resgatar a culinária de raiz, além de investir num roteiro de charme para que o goianiense prestigie 31 bares tradicionais em contraposição a locais sofisticados da cidade.

Segundo os organizadores desta edição, os empresários Rodrigo Dias Gobbo e Marco Antônio de Melo Oliveira, este ano, os estabelecimentos serão novamente avaliados em quesitos que contribuam para melhorar o padrão de qualidade do bar. “O Comida di Buteco tem como objetivo fomentar pequenos negócios familiares e apresentar ao goianiense como esses bares estão inseridos na história cultural da cidade. Por isso, o concurso prevê a premiação do melhor petisco à temperatura da bebida, do atendimento e higiene do local até a forma de apresentação do tira-gosto”, explicam.

Ao final do evento, acontecerá “A Saideira”, festa de premiação dos bares vencedores. A ação será realizada no dia 3 de julho, na sede da SGPA – Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura no Setor Nova Vila e deve receber cerca de quatro mil pessoas. “Em toda mesa de bar, por melhor que estejam o tira-gosto e a cerveja, sempre chega a hora da saideira. Com o Comida di Buteco não poderia ser diferente. Teremos a nossa Saideira e uma programação com shows para animar o evento e claro, os botecos marcando presença, servindo os melhores tira-gostos”, comemora o empresário Marco Antônio de Melo Oliveira.

Crescimento em 2010

O evento chega a sua terceira edição consolidado entre os mais importantes do calendário gastronômico e turístico da capital. Os números comprovam. Para garantir uma movimentação cada vez maior de clientes, serão investidos em 2010 cerca de R$ 350 mil. A expectativa é de que 100 mil pessoas visitem os bares, gerando um crescimento de 30% em relação à edição anterior. No ano passado foram consumidos aproximadamente 12.700 tira-gostos no período, o que permite estimar uma movimentação em vendas superior a R$ 1,5 milhão para 2010.

Para garantir a superação de metas, uma extensa cadeia de profissionais será acionada. Cerca de 150 pessoas, entre coordenação, produção, técnicos, proprietários dos bares, garçons, assistentes e supervisores de rota estarão envolvidos no projeto. Um dos diferenciais desta edição é o investimento numa parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, onde serão promovidos dois cursos para garçons e proprietários dos bares. Entre os conteúdos a serem ministrados estão capacitação, aprimoramento do atendimento, motivação e qualidade na gestão.

Números da 3ª edição do Comida di Buteco
Período: 28 de maio a 27 de junho
Bares participantes: 31
Estimativa de crescimento para 2010: meta de 30% em relação ao mesmo período da edição anterior, em todos os quesitos.
Valor do investimento 2009: R$ 230 mil.
Valor do investimento 2010: R$ 350 mil.
Movimentação em vendas 2010: superior a R$ 1,5 milhão.
Público visitante: 100 mil pessoas.
Público votante 2009: aproximadamente 17 mil votos no ano passado.
Público votante em 2010: a expectativa é receber 20 mil votos e/ou crescimento de 30%.
Número de profissionais envolvidos: 250 colaboradores (coordenação, produção, técnicos, proprietários dos bares, garçons, assistentes, supervisores de rota).
Total de empresas parceiras: mais de 50 (sendo 31 botecos e 22 patrocinadores / apoiadores).
Total de botecos concorrentes: 31 bares participam diretamente do circuito.
Saideira (festa de premiação): 4 mil pessoas.
Total de tira-gostos consumidos no evento em 2009: 12.700 tira-gostos no período.
Expectativa de tira-gostos a serem consumidos em 2010: mais de 15 mil tira-gostos no período.
Patrocinadores: AmBev – Cervejaria Bohemia, Unilever – Hellman´s, Pepsico – Dotiros e Coqueiro, Trip Linhas Áreas, Souza Cruz, Cachaça Vale Verde, Novo Mundo, Rádio Executiva, ServBon – Kibon, Nokia, Renauto e Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia.

Como acontece o Comida di Buteco

O Comida di Buteco elegerá, entre todos os botecos participantes do concurso, os cinco que obtiverem as melhores médias na avaliação dos seguintes requisitos:

1º Melhor tira-gosto (Peso 70%); 2º Melhor atendimento (Peso 10%); 3º Melhor higiene do local (Peso 10%); 4º Melhor temperatura da bebida (Peso 10%).

Como Votar

Durante os dias de duração do Comida di Buteco, o público e uma comissão de jurados votam, levando em conta os critérios de disputa. A votação acontece nos próprios bares participantes. Para votar, o cliente deve experimentar o tira-gosto inscrito, preencher uma cédula e depositá-la em uma urna instalada no local. Qualquer pessoa está apta a votar, mas somente pode votar uma vez em cada boteco. Para o voto ser validado, todas as perguntas devem estar preenchidas, sem rasuras ou emendas.

Os Ganhadores

São considerados ganhadores os bares melhor votados pela comissão de jurados e pelo voto popular, com pesos iguais, de 50% para cada um. A apuração dos votos é feita pelo Instituto de Pesquisas Vox Populi. A avaliação é qualitativa e não quantitativa, portanto, não depende do número de pessoas que votaram, mas sim da média aritmética dos votos válidos recebidos.

Serão premiados com troféus os cinco primeiros botecos com a melhor média de notas em todas as categorias, sendo que o peso do tira-gosto é 70%, atendimento 10%, higiene 10% e temperatura da bebida 10%. Os demais botecos receberão um registro de participação no concurso. Caso haja empate entre dois ou mais botecos, eles receberão conjuntamente a premiação prevista. Os resultados serão divulgados pelo Instituto Vox Populi durante a festa Saideira, que acontece no dia 3 de julho, que encerra o concurso.

Bares Participantes em 2010

A escolha dos botecos participantes é feita pela comissão organizadora do Comida Di Buteco, com base em vários critérios, incluindo a qualidade do cardápio, o envolvimento do dono, o ambiente e a higiene do local. Além disso, o público indicou nas edições anteriores seus botecos preferidos, que foram visitados e avaliados por uma comissão.

Histórico

A história do Comida di Buteco começa em 1999, quando Eduardo Maya – então produtor e apresentador do programa “Momento Gourmet”, da extinta Rádio Geraes FM – apresentou à emissora a proposta de um concurso que elegesse o melhor tira-gosto de boteco de Belo Horizonte. A ideia logo ganhou a adesão de João Guimarães – proprietário da emissora – e de Maria Eulália Araújo – diretora-executiva da rádio – que, imediatamente, sugeriu o nome do evento.

A primeira edição aconteceu no ano seguinte (2000), em Belo Horizonte, com apenas 10 botecos participantes. O resultado foi melhor que o esperado, com sucesso de público e crítica. A cada ano, mais e mais pessoas se envolviam no concurso, transformando o Comida di Buteco em referência nacional. Em 2008, o concurso entrou no conceituado Guia 4 Rodas (Editora Abril) e passou a ser realizado em diversas cidades do interior de Minas Gerais e em outros estados. Neste ano também, dois novos sócios se uniram ao projeto: Ronaldo Perri e Flávia Rocha, com a missão de expandir o conceito a outras praças.

Os números atuais do Comida di Buteco impressionam. O evento está presente em 11 cidades e, só em Belo Horizonte, o público participante é de cerca de 800 mil pessoas por edição, com mais de 164 mil votos nos pratos participantes (Vox Populi / 2009). A festa “A Saideira” – que tradicionalmente marca o encerramento e a premiação dos bares participantes – se tornou um dos eventos mais esperados da cidade e recebe mais de 40 mil botequeiros nos dias em que é realizado.

Em Goiânia, o Comida di Buteco foi realizado pela primeira vez em 2008. Já participaram do evento 47 botecos, que receberam aproximadamente 25 mil votos (Em 2009, foram 17 mil votos). A cada edição, o público participante é de cerca de 100 mil pessoas. A Saideira recebeu 3.700 visitantes nas duas edições anteriores. Para este ano, espera-se um crescimento de 60% de público na tradicional festa de encerramento do evento.

Em 2010, a Free Produções, idealizadora do Comida di Buteco escolheu os empresários Rodrigo Dias Gobbo e Marco Antônio de Melo Oliveira para criarem inovações para o evento, agregar parcerias com empresários locais, e valorizar sobretudo, a identidade gastronômica e turística de Goiânia.

A cada ano, o Comida di Buteco tem atraído conceituadas empresas interessadas em apoiar o evento. Nesta edição, a AmBev – Cervejaria Bohemia, a Unilever – Hellman’s , Pepsico, Doritos e Coqueiro, Trip Linhas Áreas, Nokia, Souza Cruz e Cachaça Vale Verde realizarão diferentes ações promocionais. A Novo Mundo, ServBon – Kibom, Renauto, Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia e Rádio Executiva da Organização Jaime Câmara também apoiarão o evento.

Currículos

Maria Eulália Araújo – 37 anos, natural de Belo Horizonte

Formação: Graduada em Relações Públicas pela PUC-MG
:: MBA Executivo em Marketing pela ESPM
:: Formação em História da Arte e da Cultura / UFMG

Na Empresa: Responsável pela comunicação do evento, relacionamento com órgãos públicos, Coordenação da “Saideira” (festa de premiação), dentre outras atividades.

Eduardo Maya – 51 anos, natural do Rio de Janeiro Formação:Matemático por formação e gastrônomo autodidata .Na Empresa: Realiza pesquisa de bares, avaliação gastronômica dos estabelecimentos, relacionamento com bares, dentre outras atividades.

Flávia Rocha – 40 anos, natural de Belo Horizonte Formação: Graduação em Administração de Empresas pela PUC-MG :: Especialização em Marketing pela FGV / SP
:: MBA IBMEC / SP. Na Empresa: Implementação dos concursos, definição de processos, garantia de resultados aos patrocinadores, dentre outras atividades.

Ronaldo Perri – 43 anos, natural de Belo Horizonte Formação: Graduação em Administração de Empresas pela PUC/MG :: Especialização em Marketing pela UFMG. Na Empresa: Responsável pela administração geral e financeira da empresa, dentre outras atividades.

Marco Antônio de Melo Oliveira – 32 anos, natural de Goiânia. Formação: Graduação em Administração de Empresas pela PUC/GO :: Especializando em Finanças e Controladoria – FGV/ESUP-GO. Na Empresa: Responsável pela coordenação local, supervisão financeira da empresa, produção, dentre outras atividades.

Rodrigo Dia Gobbo – 34 anos, natural de Goiânia. Formação: Graduação em Administração de Empresas pela PUC/GO :: Especializando em Gestão Empresarial – FGV/ESUP-GO. Na Empresa: Responsável pela coordenação local, captacão, produção, dentre outras atividades.

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