Um dos principais concursos culinários do país, que acontece em 11 cidades de cinco estados brasileiros, será realizado em Goiânia entre os dias 28 de maio e 27 de junho. Trata-se da 3ª edição do Comida di Buteco, que tem em sua filosofia, o compromisso de valorizar e resgatar a culinária de raiz, além de investir num roteiro de charme para que o goianiense prestigie 31 bares tradicionais em contraposição a locais sofisticados da cidade.
Segundo os organizadores desta edição, os empresários Rodrigo Dias Gobbo e Marco Antônio de Melo Oliveira, este ano, os estabelecimentos serão novamente avaliados em quesitos que contribuam para melhorar o padrão de qualidade do bar. O Comida di Buteco tem como objetivo fomentar pequenos negócios familiares e apresentar ao goianiense como esses bares estão inseridos na história cultural da cidade. Por isso, o concurso prevê a premiação do melhor petisco à temperatura da bebida, do atendimento e higiene do local até a forma de apresentação do tira-gosto, explicam.
Ao final do evento, acontecerá A Saideira, festa de premiação dos bares vencedores. A ação será realizada no dia 3 de julho, na sede da SGPA Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura no Setor Nova Vila e deve receber cerca de quatro mil pessoas. Em toda mesa de bar, por melhor que estejam o tira-gosto e a cerveja, sempre chega a hora da saideira. Com o Comida di Buteco não poderia ser diferente. Teremos a nossa Saideira e uma programação com shows para animar o evento e claro, os botecos marcando presença, servindo os melhores tira-gostos, comemora o empresário Marco Antônio de Melo Oliveira.
Crescimento em 2010
O evento chega a sua terceira edição consolidado entre os mais importantes do calendário gastronômico e turístico da capital. Os números comprovam. Para garantir uma movimentação cada vez maior de clientes, serão investidos em 2010 cerca de R$ 350 mil. A expectativa é de que 100 mil pessoas visitem os bares, gerando um crescimento de 30% em relação à edição anterior. No ano passado foram consumidos aproximadamente 12.700 tira-gostos no período, o que permite estimar uma movimentação em vendas superior a R$ 1,5 milhão para 2010.
Para garantir a superação de metas, uma extensa cadeia de profissionais será acionada. Cerca de 150 pessoas, entre coordenação, produção, técnicos, proprietários dos bares, garçons, assistentes e supervisores de rota estarão envolvidos no projeto. Um dos diferenciais desta edição é o investimento numa parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas CDL, onde serão promovidos dois cursos para garçons e proprietários dos bares. Entre os conteúdos a serem ministrados estão capacitação, aprimoramento do atendimento, motivação e qualidade na gestão.
Números da 3ª edição do Comida di Buteco
Período: 28 de maio a 27 de junho
Bares participantes: 31
Estimativa de crescimento para 2010: meta de 30% em relação ao mesmo período da edição anterior, em todos os quesitos.
Valor do investimento 2009: R$ 230 mil.
Valor do investimento 2010: R$ 350 mil.
Movimentação em vendas 2010: superior a R$ 1,5 milhão.
Público visitante: 100 mil pessoas.
Público votante 2009: aproximadamente 17 mil votos no ano passado.
Público votante em 2010: a expectativa é receber 20 mil votos e/ou crescimento de 30%.
Número de profissionais envolvidos: 250 colaboradores (coordenação, produção, técnicos, proprietários dos bares, garçons, assistentes, supervisores de rota).
Total de empresas parceiras: mais de 50 (sendo 31 botecos e 22 patrocinadores / apoiadores).
Total de botecos concorrentes: 31 bares participam diretamente do circuito.
Saideira (festa de premiação): 4 mil pessoas.
Total de tira-gostos consumidos no evento em 2009: 12.700 tira-gostos no período.
Expectativa de tira-gostos a serem consumidos em 2010: mais de 15 mil tira-gostos no período.
Patrocinadores: AmBev Cervejaria Bohemia, Unilever Hellman´s, Pepsico Dotiros e Coqueiro, Trip Linhas Áreas, Souza Cruz, Cachaça Vale Verde, Novo Mundo, Rádio Executiva, ServBon Kibon, Nokia, Renauto e Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia.
Como acontece o Comida di Buteco
O Comida di Buteco elegerá, entre todos os botecos participantes do concurso, os cinco que obtiverem as melhores médias na avaliação dos seguintes requisitos:
1º Melhor tira-gosto (Peso 70%); 2º Melhor atendimento (Peso 10%); 3º Melhor higiene do local (Peso 10%); 4º Melhor temperatura da bebida (Peso 10%).
Como Votar
Durante os dias de duração do Comida di Buteco, o público e uma comissão de jurados votam, levando em conta os critérios de disputa. A votação acontece nos próprios bares participantes. Para votar, o cliente deve experimentar o tira-gosto inscrito, preencher uma cédula e depositá-la em uma urna instalada no local. Qualquer pessoa está apta a votar, mas somente pode votar uma vez em cada boteco. Para o voto ser validado, todas as perguntas devem estar preenchidas, sem rasuras ou emendas.
Os Ganhadores
São considerados ganhadores os bares melhor votados pela comissão de jurados e pelo voto popular, com pesos iguais, de 50% para cada um. A apuração dos votos é feita pelo Instituto de Pesquisas Vox Populi. A avaliação é qualitativa e não quantitativa, portanto, não depende do número de pessoas que votaram, mas sim da média aritmética dos votos válidos recebidos.
Serão premiados com troféus os cinco primeiros botecos com a melhor média de notas em todas as categorias, sendo que o peso do tira-gosto é 70%, atendimento 10%, higiene 10% e temperatura da bebida 10%. Os demais botecos receberão um registro de participação no concurso. Caso haja empate entre dois ou mais botecos, eles receberão conjuntamente a premiação prevista. Os resultados serão divulgados pelo Instituto Vox Populi durante a festa Saideira, que acontece no dia 3 de julho, que encerra o concurso.
Bares Participantes em 2010
A escolha dos botecos participantes é feita pela comissão organizadora do Comida Di Buteco, com base em vários critérios, incluindo a qualidade do cardápio, o envolvimento do dono, o ambiente e a higiene do local. Além disso, o público indicou nas edições anteriores seus botecos preferidos, que foram visitados e avaliados por uma comissão.
Histórico
A história do Comida di Buteco começa em 1999, quando Eduardo Maya – então produtor e apresentador do programa Momento Gourmet, da extinta Rádio Geraes FM – apresentou à emissora a proposta de um concurso que elegesse o melhor tira-gosto de boteco de Belo Horizonte. A ideia logo ganhou a adesão de João Guimarães – proprietário da emissora – e de Maria Eulália Araújo diretora-executiva da rádio – que, imediatamente, sugeriu o nome do evento.
A primeira edição aconteceu no ano seguinte (2000), em Belo Horizonte, com apenas 10 botecos participantes. O resultado foi melhor que o esperado, com sucesso de público e crítica. A cada ano, mais e mais pessoas se envolviam no concurso, transformando o Comida di Buteco em referência nacional. Em 2008, o concurso entrou no conceituado Guia 4 Rodas (Editora Abril) e passou a ser realizado em diversas cidades do interior de Minas Gerais e em outros estados. Neste ano também, dois novos sócios se uniram ao projeto: Ronaldo Perri e Flávia Rocha, com a missão de expandir o conceito a outras praças.
Os números atuais do Comida di Buteco impressionam. O evento está presente em 11 cidades e, só em Belo Horizonte, o público participante é de cerca de 800 mil pessoas por edição, com mais de 164 mil votos nos pratos participantes (Vox Populi / 2009). A festa “A Saideira” que tradicionalmente marca o encerramento e a premiação dos bares participantes se tornou um dos eventos mais esperados da cidade e recebe mais de 40 mil botequeiros nos dias em que é realizado.
Em Goiânia, o Comida di Buteco foi realizado pela primeira vez em 2008. Já participaram do evento 47 botecos, que receberam aproximadamente 25 mil votos (Em 2009, foram 17 mil votos). A cada edição, o público participante é de cerca de 100 mil pessoas. A Saideira recebeu 3.700 visitantes nas duas edições anteriores. Para este ano, espera-se um crescimento de 60% de público na tradicional festa de encerramento do evento.
Em 2010, a Free Produções, idealizadora do Comida di Buteco escolheu os empresários Rodrigo Dias Gobbo e Marco Antônio de Melo Oliveira para criarem inovações para o evento, agregar parcerias com empresários locais, e valorizar sobretudo, a identidade gastronômica e turística de Goiânia.
A cada ano, o Comida di Buteco tem atraído conceituadas empresas interessadas em apoiar o evento. Nesta edição, a AmBev Cervejaria Bohemia, a Unilever – Hellmans , Pepsico, Doritos e Coqueiro, Trip Linhas Áreas, Nokia, Souza Cruz e Cachaça Vale Verde realizarão diferentes ações promocionais. A Novo Mundo, ServBon – Kibom, Renauto, Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia e Rádio Executiva da Organização Jaime Câmara também apoiarão o evento.
Currículos
Maria Eulália Araújo – 37 anos, natural de Belo Horizonte
Formação: Graduada em Relações Públicas pela PUC-MG
:: MBA Executivo em Marketing pela ESPM
:: Formação em História da Arte e da Cultura / UFMG
Na Empresa: Responsável pela comunicação do evento, relacionamento com órgãos públicos, Coordenação da Saideira (festa de premiação), dentre outras atividades.
Eduardo Maya – 51 anos, natural do Rio de Janeiro Formação:Matemático por formação e gastrônomo autodidata .Na Empresa: Realiza pesquisa de bares, avaliação gastronômica dos estabelecimentos, relacionamento com bares, dentre outras atividades.
Flávia Rocha – 40 anos, natural de Belo Horizonte Formação: Graduação em Administração de Empresas pela PUC-MG :: Especialização em Marketing pela FGV / SP
:: MBA IBMEC / SP. Na Empresa: Implementação dos concursos, definição de processos, garantia de resultados aos patrocinadores, dentre outras atividades.
Ronaldo Perri – 43 anos, natural de Belo Horizonte Formação: Graduação em Administração de Empresas pela PUC/MG :: Especialização em Marketing pela UFMG. Na Empresa: Responsável pela administração geral e financeira da empresa, dentre outras atividades.
Marco Antônio de Melo Oliveira – 32 anos, natural de Goiânia. Formação: Graduação em Administração de Empresas pela PUC/GO :: Especializando em Finanças e Controladoria FGV/ESUP-GO. Na Empresa: Responsável pela coordenação local, supervisão financeira da empresa, produção, dentre outras atividades.
Rodrigo Dia Gobbo – 34 anos, natural de Goiânia. Formação: Graduação em Administração de Empresas pela PUC/GO :: Especializando em Gestão Empresarial FGV/ESUP-GO. Na Empresa: Responsável pela coordenação local, captacão, produção, dentre outras atividades.