Goiana concorre na categoria “Melhor Teatro Filmado” no festival internacional Rio Webfest

A autora Monyke Procópio aborda os dilemas da vida de uma mulher do século XXI, em sua peça “Devaneios de Mona”
Rio Webfest
Monyke Procópio interpreta Monalisa em “Devaneios de Mona” (Foto: Divulgação)

De Goiânia para o mundo! Monyke Procópio, atriz, psicóloga e produtora goiana, de 36 anos, conquistou espaço no festival internacional de webséries Rio Webfest, que acontece entre os dias 24 e 27 de novembro, no Rio de Janeiro. Com 30 minutos de duração, a produção assinada por ela, “Devaneios de Mona”, foi selecionada e concorre na categoria “Melhor Teatro Filmado”. É a única produção goiana presente no festival, que contempla mais de 60 categorias e trabalhos de todas as partes do mundo.

O projeto é um monólogo autoral escrito por Monyke, de uma forma descontraída, para abordar dilemas da vida de uma mulher do século XXI. Quem conta a narrativa é Monalisa, da clássica pintura feita por Leonardo da Vinci no século XVI, e interpretada pela autora da peça.

“É uma produção muito pessoal. Eu tenho o hábito de escrever e reunir poesias que vinha escrevendo ao longo da minha vida, algumas desde a adolescência. Com a pandemia, em que os eventos culturais ficaram suspensos, eu acabei direcionando minha energia para o projeto”, relata.

O nome da peça é um trocadilho entre o nome da autora com o nome da personagem. “É uma brincadeira das ‘monas’ que representa tanto o nome da MONalisa, quanto o meu nome que é MONyke”, explica. O espetáculo conta com a direção e adaptação de roteiro do ator, diretor e produtor cultural, Fransérgio Araújo.

A goiana conta que a realização desse projeto só foi possível graças à lei de incentivo Aldir Blanc, criada com objetivo de auxiliar trabalhadores da cultura de todo país no período de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19.

“É uma conquista muito grande poder devolver aquilo que ganhei porque foi através dessa lei que uma artista goiana, que foi buscar fora os seus sonhos, está levando hoje, uma obra autoral, ao cenário internacional”, comemora ela, ao relembrar que, com a pandemia, os eventos culturais ficaram suspensos, e a lei de incentivo ajudou os artistas a continuarem ativos.

“O grande aprendizado desse momento é que nós artistas aprendemos a ir além da atuação e passamos a nos envolver com a roteirização, a produção e a finalização”, conta ela, citando a própria experiência. Seu próximo passo é adaptar e lançar a peça também no formato presencial.

O Rio Webfest acontece anualmente na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Neste ano, de forma presencial e on-line, além das premiações, o evento oferece palestras e networking com pessoas de todo o mundo. O festival conta com 60 categorias, entre elas: webséries, podcasts, videoclipe, videodança, webpublicidade e teatro filmado.

Deixe um comentário