Promovido anualmente pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA, na sigla em inglês), a 76ª edição do Globo de Ouro foi realizada neste domingo (6), em Los Angeles, nos Estados Unidos. A cerimônia deste ano, apresentada pela atriz Sandra Oh e pelo ator Andy Samberg, premiou produções no cinema e na televisão.
Entre as produções cinematográficas, o grande vencedor da noite foi “Green Book: O Guia”, longa dirigido por Peter Farrelly (“Quem Vai Ficar com Mary”). Protagonizado por Viggo Mortensen (“O Senhor dos Anéis”), o filme traz a história de Tony Lip, um ítalo-americano que se torna o motorista de Dr. Don Shirley (Mahershala Ali), um pianista afro-americano de jazz clássico durante uma tour do artista pelo sul dos EUA nos anos 1960.
“Green Book: O Guia” levou três prêmios: Melhor Filme – Musical ou Comédia; Melhor Roteiro de Filme, para Peter Farrelly, Nick Vallelonga e Brian Currie; e Melhor Ator Coadjuvante em Filme, para o ator Mahershala Ali, vencedor do Globo de Ouro e do Oscar de Melhor Ator em 2017 por “Moonlight: Sob a Luz do Luar”.
“Bohemian Rhapsody” foi o segundo maior vencedor da noite. Dirigido por Bryan Singer (“X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”), o filme sobre Freddie Mercury, vocalista e frontman do Queen, ganhou dois prêmios: Melhor Filme de Drama e Melhor Ator em Filme de Drama para Rami Malek (da série “Mr. Robot”), intérprete do cantor no longa.
O prêmio de Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical foi para Christian Bale (Trilogia “Batman”, de Christopher Nolan) pelo papel de Dick Cheney, vice-presidente dos EUA durante o governo de George W. Bush, no filme “Vice”, de Adam McKay (“A Grande Aposta”). No discurso, Bale chamou atenção por agradecer ao Satanás pela inspiração ao interpretar Cheney, o que divertiu a plateia e até mesmo o fez ganhar uma mensagem de agradecimento pelo Twitter da própria Igreja do Satã.
Quanto as atrizes, Olivia Colman (“O Lagosta”) levou a estatueta de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical com seu papel como a Rainha Ana da Grã-Bretanha em “A Favorita”. Já o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama foi para a veterana Glenn Close (“Atração Fatal”) por “A Esposa”, no qual interpreta Joan, uma mulher que abre mão de sua carreira como escrita e vive à sombra de seu marido.
O prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante foi para Regina King (“Ray”) com seu papel em “Se a Rua Beale Falasse”, filme de Barry Jenkins (“Moonlight: Sob a Luz do Luar”). Em seu discurso, a atriz, se comprometeu a participar, nos próximos dois anos, de produções que tenham 50% das equipes compostas por mulheres.
Já quem levou a estatueta de Melhor Diretor foi o mexicano Alfonso Cuarón (“Gravidade”) por “Roma”, que também levou a estatueta de Melhor Filme de Língua Estrangeira. Também produzido e escrito por Cuarón, o longa aclamado pela crítica narra a história de uma empregada doméstica na Cidade do México dos anos 1970.
Apesar de não ganhar em outras categorias, “Nasce Uma Estrela”, um dos favoritos do público, conquistou o prêmio de Melhor Canção Original por “Shallow”. Co-escrita por Lady Gaga, Mark Ronson, Anthony Rossomando e Andrew Wyatt, a música é interpretada no filme por Gaga e pelo ator Bradley Cooper (“O Lado Bom da Vida”), que também dirigiu o longa.
A Melhor Trilha Sonora em Filme, por sua vez, ficou para Justin Hurwitz pelo seu trabalho em “O Primeiro Homem”, filme de Damien Chazelle (“La La Land: Cantando Estações”). Melhor Animação, por sua vez, ficou para “Homem-Aranha no Aranhaverso”, quebrando a hegemonia dos estúdios Disney e Pixar.
O prêmio Cecil B. Demille este ano foi para o ator Jeff Bridges (“O Grande Lebowski”). Vencedor do Oscar de Melhor Ator e do Globo de Ouro por Melhor Ator em um Filme de Drama com o longa “Coração Louco”, Bridges foi reconhecido pela contribuição significativa dada ao longo de sua carreira ao mundo do entretenimento.
Confira, em negrito, os vencedores por categoria:
Melhor filme (Drama)
– Infiltrado na Klan
– Pantera Negra
– Bohemian Rhapsody
– Se a Rua Beale Falasse
– Nasce uma Estrela
Melhor filme (Musical ou Comédia)
– Podres de Ricos
– A Favorita
– Green Book: O Guia
– O Retorno de Mary Poppins
– Vice
Melhor atriz de filme (Drama)
– Glenn Close, A Esposa
– Lady Gaga, Nasce uma Estrela;
– Nicole Kidman, Destroyer
– Melissa McCarthy, Can You Ever Forgive Me?
– Rosamund Pike, A Private War
Melhor ator de filme (Drama)
– Bradley Cooper, Nasce uma Estrela
– Willem Dafoe, At Eternity’s Gate
– Lucas Hedges, Boy Erased
– Rami Malek, Bohemian Rhapsody
– John David Washington, Infiltrado na Klan
Melhor atriz de filme (Musical ou Comédia)
– Emily Blunt, O Retorno de Mary Poppins
– Olivia Colman, A Favorita
– Elsie Fisher, Eighth Grade
– Charlize Theron, Tully
– Constance Wu, Podres de Ricos
Melhor ator de filme (Musical ou Comédia)
– Christian Bale, Vice
– Lin-Manuel Miranda, O Retorno de Mary
– Viggo Mortensen, Green Book: O Guia
– Robert Redford, The Old Man and the Gun
– John C. Reilly, Stan & Ollie
Melhor diretor de filmes
– Bradley Cooper, Nasce uma Estrela
– Alfonso Cuarón, Roma
– Peter Farrelly, Green Book: O Guia
– Spike Lee, Infiltrado na Klan
– Adam McKay, Vice
Melhor atriz coadjuvante em filmes
– Amy Adams, Vice
– Claire Foy, O Primeiro Homem
– Regina King, Se a Rua Beale Falasse
– Emma Stone, A Favorita
– Rachel Weisz, A Favorita
Melhor ator coadjuvante em filmes
– Mahershala Ali, Green Book: O Guia
– Timothee Chalamet, Beautiful Boy
– Adam Driver, Infiltrado na Klan
– Richard E. Grant, Can You Ever Forgive Me?
– Sam Rockwell, Vice
Melhor roteiro para filme
– Barry Jenkins (Se a Rua Beale Falasse)
– Adam McKay (Vice)
– Alfonso Cuarón (Roma)
– Deborah Davis and Tony McNamara (A Favorita)
– Peter Farrelly, Nick Vallelonga, Brian Currie (Green Book: O Guia)
Melhor filme em língua estrangeira
– Capernaum
– Girl
– Never Look Away
– Roma
– Shoplifters
Melhor animação
– Os Incríveis 2
– Ilha dos Cachorros
– Mirai
– WiFi Ralph: Quebrando a Internet
– Homem-Aranha no Aranhaverso
Melhor trilha original em filmes
– Marco Beltrami, Um Lugar Silencioso
– Alexandre Desplat, Ilha de Cachorros
– Ludwig Göransson, Pantera Negra
– Justin Hurwitz, O Primeiro Homem
– Marc Shaiman, O Retorno de Mary Poppins
Melhor música em filmes
– “All the Stars”, Pantera Negra
– “Revelation”, Boy Erased
– “Girl in the Movies”, Dumplin
– “Shallow”, Nasce uma Estrela
– “Requiem for a Private War”, A Private War