Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Festival Varilux de Cinema Francês é destaque da programação cultural de junho

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Valérie Lemercier no filme '50 São os Novos 30', um dos longas do festival (Foto: Divulgação)

O Festival Varilux de Cinema Francês, evento que apresenta a contemporânea cinematografia francesa, começa nesta quinta-feira (07) e vai até dia 20 de junho.

A mostra, que no ano passado conquistou o ranking de maior festival francês do mundo, levou 180 mil pessoas aos cinemas, apontando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Na edição deste ano, que conta com 21 filmes, 62 cidades receberão a mostra, das quais três terão aberturas com presença da delegação artística: São Paulo, no dia 6 de junho; Rio de Janeiro, no dia seguinte, 7 de junho; e Salvador, no dia 4 de junho.

Pela primeira vez, o festival, em parceria com a UnifranceFilms, apresentará uma seleção de sete curtas-metragens franceses, demonstrando dessa forma a diversidade e a criatividade da narrativa audiovisual da França. O Varilux promoverá também, pela segunda vez, uma Mostra de Realidade Virtual, com curadoria do cineasta e especialista francês Fouazi Louahem, que também ministrará uma Masterclass de Realidade Virtual.

Além da exibição dos filmes, as atividades paralelas contemplam debates com os integrantes da delegação, ações e sessões educativas, laboratório franco-brasileiro de roteiros sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do Festival Internacional de Programação Audiovisual (FIPA) e também um encontro entre profissionais do audiovisual franceses e brasileiros.

Em Goiânia, o Festival Varilux de Cinema Francês 2018 será exibido no Cinema Lumière, do Shopping Bougainville, e em Aparecida de Goiânia, no Cineflix do Aparecida Shopping. O lançamento e coquetel de abertura do festival em Goiânia acontece amanhã, dia 6 de junho, às 19h, no hall do Cinema Lumière.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site e pela bilheteria do cinema. Confira a programação do festival no site oficial do evento.

Jérémie Renier e Marine Vacth em 'O Amante Duplo' (Foto: Divulgação)

Anote!
Lançamento e Coquetel de Abertura do Festival Varilux de Cinema Francês
Data: 06/06 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Hall do Cinema Lumière – Shopping Bougainville