Festival de Teatro Brasileiro (FTB) – Cena Gaúcha

 

  • Miséria servidor de dois estancieiros 

 

Goiânia, Anápolis, Pirenóplis e Cidade de Goiás recebem de 1º a 13 de maio a Etapa Goiás do Festival de Teatro Brasileiro (FTB) – Cena Gaúcha. Apresentado pela Petrobras, o FTB traz um recorte da diversidade das artes cênicas do Rio Grande do Sul. Espetáculos; oficinas de qualificação para dramaturgos, encenadores e atores; ações de fortalecimento da rede artes cênicas no Brasil; apresentações exclusivas para alunos da rede pública de ensino e intercâmbio entre as Universidades Federais do RS e de DF fazem parte dos objetivos do festival.

Em sua 12ª edição, o Festival do Teatro Brasileiro (FTB), com o patrocínio da Petrobras e Caixa, incentivo do Ministério da Cultura / Lei Federal de Incentivo à Cultura e Governo Federal, promovem mais uma vez o intercâmbio cultural entre estados brasileiros. Depois de apresentar, entre maio e julho de 2011, espetáculos mineiros para mais de 24 mil pessoas em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, o Festival de Teatro Brasileiro levará para o Distrito Federal e Goiás, uma rica mostra do teatro feito no Rio Grande do Sul. O projeto percorre, de 1º de maio a 03 de junho, as cidades de Goiânia, Anápolis, Goiás Velho e Pirenópolis e as regiões administrativas do Gama, Taguatinga, Ceilândia e Plano Piloto.

São 15 espetáculos dos mais variados gêneros, selecionados dentro de um universo de 109. Serão 68 apresentações.  A curadoria de Sergio Maggio e Guilherme Filho primou pela qualidade dos espetáculos, observando a inquietude tanto em temas, abordagens como em estéticas. “Ao final da curadoria, ficou o desenho de um estado cuja produção cênica se pauta na preocupação do objeto artístico, no mergulho no processo de criação e pesquisa e na ênfase em oferecer ao espectador um produto cultural que o surpreenda”, relata Sérgio Maggio.

“Tivemos a oportunidade de assistir o melhor da comédia, do drama, do teatro infantil e experimental feito nos pampas. Apesar do lugar comum que é falar da dificuldade de escolha, é impossível fugir dele. Os gêneros e a variedade de temas sem dúvida exigiram mais da curadoria”, acrescenta Guilherme Filho. O teatro gaúcho será, pela primeira vez, objeto de circulação do Festival de Teatro Brasileiro.  Outras quatro cenas – a baiana, pernambucana, cearense e mineira – já compuseram a programação do Festival. Com esta nova edição, o FTB quer contribuir com a difusão do que é mais representativo na produção cênica do Rio Grande do Sul.

Espetáculos Selecionados

– A Comédia dos Erros (Cia Teatro Di Stravaganza  de Porto Alegre)

– Automakina (Cia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos de Canoas)

РA Teceḷ (Cia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos de Vale Arvoredo)

– Borboletas de Sol de Asas Magoadas (Evelyn Ligocki de Porto Alegre)

– Cabarecht (Cia Babel de Teatro de Porto Alegre)

– Cinta Liga-Desliga (Núcleo Trompas de Falópio de Caxias do Sul)

– DentroFora (Cia In.Co.Mo.De.Te de Porto Alegre)

– Gringa Errante (Cia Genifer Gerhardt de Porto Alegre)

РMundo Mi̼do (Cia Genifer Gerhardt de Porto Alegre)

– JokerPsique (ColetivoJoker)

РMis̩ria, Servidor de dois Estanceiros (Cia Oigal̻ de Porto Alegre)

– O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só (Cia Rústica de Porto Alegre)

– Sabrina, 40 fantasmas mais uns amigos & outras histórias (Cia Cuidado que Mancha de Porto Alegre)

РSacy Perer̻ (Cia Companhia Teatro Lumbra de Porto Alegre)

 

Espetáculo Convidado

– Histórias da Carrocinha (Cia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos de Vale Arvoredo)

Serviço

Etapa Goiás – 1º a 13 de maio

http://www.alecrim.art.br/2012/go.html

 

 

 

 

Deixe um comentário