Nesta quinta-feira (26), a exposição interativa “A Casa que anda. Que mistérios tem Clarice?” chega ao Parque Multirama, em Goiânia, com atividades recrativas das obras infatojuvenis de Clarice Lispector. A mostra é apresentada num formato móvel, sob um caminhão, levando ao país o universo intimista e fantástico da escritora.
Serão abordadas as obras “A vida íntima de Laura”, “O mistério do coelho pensante” e “A mulher que matou os peixes”. A exposição conta com a curadoria de Eucanaã Ferraz e a direção artística e cenografia de Daniela Thomas.
Segundo Eucanaã Ferraz, “a obra de Clarice Lispector tem um raro poder de atração, não importando a idade e outros traços particulares de quem a lê. Sua palavra é, nesse sentido, universal. Não há dúvida de que associar a escrita com a materialidade das artes visuais e as experiências propriamente lúdicas será impactante para todos que passarem pela ‘Casa que anda’. Também é importante observar que a maior parte das narrativas de Clarice se passa nos ambientes domésticos e, desse modo, criar um ambiente de experiências sensoriais e estéticas numa ‘casa’ trará para mais perto do público o mundo mágico e atraente da autora”, ressalta o curador.
O caminhão recebe ilustrações sobre a trajetória de Clarice, como Recife, Rio de Janeiro, Pisa, Genebra, e Washington, sendo realizados especialmente por sua neta Mariana Valente. Instalações artísticas e interativas apresentam dois ambientes da casa: interno e externo. Quem guia o visitante por esse universo é a “própria” Clarice, com mediadoras caracterizadas que incorporam a personagem, dando a ideia de que a autora os recebe em sua própria casa.
Serviço: Exposição interativa com obras infantojuvenis de Clarice Lispector
Local: Parque Mutirama- Av. Contorno, S/N – St. Central, Goiânia
Datas e horário: de 26 a 30 de setembro, das 10h às 17h
Entrada gratuita