
Na busca por promover um encontro direto entre a arte e o público, o projeto Galeria Mundo apresenta uma exposição itinerante com 13 fotógrafas de dez estados brasileiros. A mostra gratuita vai até dia 15 de maio e será exibida na Avenida Goiás, próxima à Praça Cívica, no Centro de Goiânia, aproximando as artes visuais do cotidiano urbano. A iniciativa já passou por Curitiba, Belo Horizonte e Salvador. Após Goiânia, segue para Belém.
A exposição, idealizada por Raquel Gandra, tem curadoria de Heldi Reale, Ana Vitório e da própria Raquel. Serão exibidas cerca de 50 imagens em uma galeria a céu aberto. “Nossa proposta é democratizar o acesso à arte e levar a fotografia para além dos espaços convencionais de galerias e museus. Pretendemos ocupar espaços urbanos abertos, transformando-os em locais de reflexão, encontro e diálogo”, afirma Raquel Gandra, diretora artística da Galeria Mundo.
O tema da segunda edição da Galeria Mundo, realizada inicialmente no Rio de Janeiro em 2023, é “Identidade e Território”. A proposta busca conectar culturas e espaços distintos, estimulando o reconhecimento de pontos em comum e o respeito às especificidades de cada região. “A fotografia tem o poder de ampliar fronteiras, fortalecer a empatia e abrir diálogos sobre temas essenciais”, afirma Raquel.
A mostra evidencia trabalhos que abordam de forma sensível as noções de identidade e pertencimento. “Convidamos fotógrafas cujas práticas e estéticas já incorporam esses conceitos. Além disso, priorizamos profissionais que ainda não têm inserção consolidada no mercado da arte, com o objetivo de ampliar a visibilidade de seus projetos”, explica Ana Vitório.
Participam da exposição Cecília Araújo (GO), Joyce Nabiça (PA), Nayara Jinkinss (PA), Priscila Tapajowara (PA), Marina Alfaya (BA), Amanda Tropicana (BA), Andressa Zumpano (MA), Jéssica Bittencourt (RN), Luiza Kons (PR), Lou Bueno (PR), Dolores Orange (MG), Lais Reverte (ES) e Salemm (RJ).
Durante a passagem por Goiânia, Cecília Araújo é a convidada para conversar com o público no local da exposição. Seu trabalho selecionado, “Carreiros” (2017-2022), retrata os peregrinos da Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), valorizando suas práticas culturais e identidades coletivas.
A potência do olhar feminino
A escolha por um elenco exclusivamente feminino evidencia a urgência de ampliar a representatividade das mulheres nas artes visuais. Para Ana Vitório, ainda que a participação feminina esteja crescendo, as oportunidades seguem limitadas. “Iniciativas como a Galeria Mundo são fundamentais para abrir novos caminhos e enfrentar a hegemonia masculina ainda presente na fotografia e nas artes visuais”, ressalta.
Heldi Reale complementa que, historicamente, a fotografia foi marcada por uma perspectiva masculina. “Hoje, as mulheres assumem a autoria de suas narrativas. Deixamos de estar apenas diante da câmera e passamos a criar imagens, histórias e mundos. A fotografia feita por mulheres contemporâneas é, muitas vezes, uma arte colaborativa e juntas, superamos barreiras”, diz.

Oficinas e programação
Além da exposição, a Galeria Mundo promove atividades gratuitas integradas a outras linguagens artísticas. Estão previstas duas oficinas:
- Gravura em Relevo: Vivência Corpo-Território, com a artista Dara, no dia 10
- Retratos de Si: Imagem, Identidade e Construção, com Mayara Varalho, nos dias 15 e 16
As atividades serão realizadas no Centro Cultural Marietta Telles. Informações detalhadas e inscrições podem ser acessadas no perfil @interludica, no Instagram.

Serviço: Exposição Galeria Mundo em Goiânia
Quando: De 9 a 15 de maio
Horário: Das 10h às 12h e das 14h às 17h (com mediação cultural); visita guiada com intérprete de Libras no sábado, 10 de maio, às 10h30
Onde: Avenida Goiás, próximo à Praça Cívica – Centro, Goiânia (a céu aberto)
Entrada: Gratuita
Inscrições e programação completa: @interludica