Evento Gastronômico São Paulo Restaurant Week atrai visitantes e já faz parte das atrações turística

Em agosto, a cidade de São Paulo terá um atrativo a mais para receber visitantes: o São Paulo Restaurant Week, a versão nacional de um dos mais importantes acontecimentos do mundo da gastronomia, que volta a capital paulista entre e 18 e 31 de agosto, em sua terceira edição. Entre as casas participantes, cozinhas de vários estilos e etnias como só São Paulo pode oferecer. O evento já consta do calendário turístico da cidade de SP e tem o apoio do SP Turis; SP Convention & Visitors Bureau e da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Nesse período, mais de 50 restaurantes participam preparando cardápios diferenciados com entrada, prato e sobremesa a um preço fixo, igual em todas as casas participantes do evento: almoço por R$ 25,00 +R$ 1,00 e jantar por R$ 39,00 +R$ 1,00, valores com os quais não seria possível apreciar as iguarias das casas que participam. Um real é acrescido na conta destinado à doação.

Em todos os outros países onde acontece a Restaurant Week uma entidade assistencial é beneficiada. Em São Paulo a escolhida foi a Fundação Ação Criança por possuir uma reputação incontestável e seu trabalho ser ligado a nutrição. Como estamos falando de um evento de gastronomia, a ligação com essa proposta é clara.

Esse evento nasceu em Nova York há 16 anos com o objetivo de aumentar o movimento dos restaurantes na chamada baixa temporada e ao mesmo tempo atender a responsabilidade social de cada um de nós. Aos poucos a idéia se espalhou para diversas capitais do mundo como Washington, Boston, Londres, Amsterdã, e agora São Paulo, entre outras 100 grandes cidades que promovem essa Maratona Gourmet. Em todas cidades onde o evento acontece, o índice de ocupação dos hotéis aumenta consideravelmente nas semanas do Restaurante Week.

O projeto chegou ao Brasil pelas mãos do empresário de gastronomia Émerson Silveira, que acreditou que a ação poderia unir duas forças importantes pouco exploradas no país, gastronomia e turismo. Criar um movimento turístico em torno da gastronomia da cidade oferecendo atrativos como este, já que São Paulo é reconhecida como uma das capitais gastronômicas do mundo. “Eu sabia que a idéia também daria certo aqui. Afinal, em termos de gastronomia nossa cidade está no mesmo patamar de Paris, Roma e Nova Iorque”, avalia.

O primeiro São Paulo Restaurant Week aconteceu no segundo semestre de 2007. Foram arrecadados R$ 6.000,00 em doações e registrou-se um aumento de 30% no movimento das casas participantes. Já a segunda edição, em fevereiro de 2008, atraiu 49 dos melhores restaurantes da cidade com repercussão bem maior e arrecadação de R$ 21.900,00 em doações. A expectativa que o evento gera entre os clientes é grande. Durante a ultima edição do SPRW, em Fevereiro, o site do Restaurant Week recebeu 1 milhão e meio de visitas, nos 15 dias do evento.

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