Evento em torno da gastronomia e cultura da Itália

Mais de 5 mil pessoas devem passar pelo Estádio Antônio Accioly, do Atlético Clube Goianiense, em Campinas, de sexta-feira, 28, a domingo, 30, para prestigiar a quinta edição do Encontro Goiano da Gastronomia Italiana. A estimativa é da presidente da Associação Italiana de Goiás (Aigo), Anailime Sansaloni, organizadora do evento, que decorará o espaço com as cores branca, verde e vermelha, em referência à bandeira da nação homenageada. “O encontro vai promover a confraternização das famílias italianas com as brasileiras e proporcionar intercâmbio cultural. Vamos encontrar toda a alegria e receptividade do povo da Itália, além de apreciar os sabores da culinária do país”, destaca Anailime.
A abertura acontecerá às 20 horas de sexta-feira, 28, com show do cantor goiano William José. Ele interpretará canções do CD Italia per Sempre, gravado no último ano. O repertório inclui músicas como Roberta, Dio Come Ti Amo, Champagne, Ti Voglio Tanto Bene, Tanto Cara, Canzone Per Te, entre outros clássicos italianos. William José, que começou a carreira aos 15 anos, no final dos anos 1960, faz sucesso com shows em bares e casas noturnas de Goiás.
No sábado, 29, a partir do meio-dia, o público poderá conferir nos 12 estandes montados no espaço pratos típicos da culinária italiana. Pizzas, massas e risotos, além de vinhos e sucos. Também serão expostas peças de artesanato produzidas por alunos da associação, que têm aulas no espaço emprestado pelo Centro Cultural Ítalo-Brasileiro, no Setor Marista. À tarde, aula-show com a chef de cozinha Luana Linhares, que ensinará a fazer pratos da Itália. Às 20 horas, sobe ao palco o cantor Patrick Dimon.
“A cultura e a gastronomia italianas são muito apreciadas pelos brasileiros. O evento vai promover a união dos italianos e descendentes com os goianos. Nós, que viemos da Itália, agradecemos a receptividade que tivemos em Goiás. Será uma boa oportunidade para interagirmos e unirmos a boa música aos sabores da culinária dos meus ascendentes”, destaca Anailime Sansaloni. A entrada é gratuita. Os visitantes pagam apenas pelo que consumirem nos estandes. O V Encontro Goiano da Gastronomia Italiana é realizado pela Associação Italiana de Goiás.
Programação do V Encontro Goiano de Gastronomia Italiana
Avenida 24 de Outubro com Avenida Perimetral, 923, Campinas
Sexta-feira, 28, 20 horas
Solenidade de abertura
Exposição de estandes com comidas e bebidas típicas, que serão vendidos a preços populares
Show de abertura com o cantor William José, que gravou o CD Italia per Sempre
Sábado, 29
12 horas Início
16 horas Aula-show de gastronomia com a chef Luana Linhares
Bruschettas a pomodoro
Risoto de bacalhau
Inscrições no local
Vagas limitadas
18 horas Apresentação “Pisar nas Uvas”: Ritual Italiano usado na fabricação artesanal de vinhos (Vinícola Del Nono)
19 horas Apresentação de tarantella com o casal Armando e Bombina Vinguerra
20 horas Show com Patrick Dimon
23 horas Segunda apresentação “Pisar nas Uvas”
Domingo, 30
12 horas Aula-show com a chef Luana Linhares
Risoto de carne seca com feijão fradinho
Bruschetta de legumes com castanha do Pará
14 horas Apresentação de tarantella com o casal Armando e Bombina Vinguerra

Deixe um comentário


Confira também