O prêmio FOCO, realizado pela ArtRio e apresentado pelo Instituto Cultural Vale, recebeu um número recorde de inscrições na edição deste ano. Foram 606 projetos, vindos de 25 estados brasileiros, dentre esses, o estado de Goiás possui 11 artistas inscritos.
A premiação selecionará seis artistas, que serão conhecidos na abertura da ArtRio, para receberem residências artísticas. As residências parceiras do Prêmio FOCO esse ano são: Instituto Inclusartiz (Rio de Janeiro); JA. CA (Belo Horizonte); Chão Slz (São Luís); Residência São Jerônimo (Belém); Residência São João (São José do Vale do Rio Preto); e Irê – arte, praia e pesquisa (Salvador).
Será realizado um Comitê Curatorial, com direção de Bernardo Mosqueira, para a seleção dos artistas para a premiação. Todos os selecionados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente a suas pesquisas durante o período de residência, que poderá ser realizado entre novembro de 2023 e agosto de 2024.
Nesta edição, as mulheres dominaram a cena com 60,9% do total de inscrições. Dedicado a novos artistas visuais brasileiros, que tenham até 15 anos de carreira, 33,9% dos candidatos têm entre 25 e 34 anos, e 24,4% têm entre 18 e 24 anos. Como a idade não é um limitador para a inscrição, mas o tempo de experiência, 12,4% dos artistas inscritos têm mais de 55 anos.
O Prêmio FOCO é reconhecido pelo mercado de arte brasileiro como o primeiro degrau da jornada de premiações. Essa característica está justamente no direcionamento para artistas com até 15 anos de atuação.